As obras de requalificação do Centro de Saúde de Moura arrancaram na passada segunda-feira, dia 6, num investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) explicou que “esta é uma obra muito importante”, pois vai dotar o Centro de Saúde de Moura “de melhores condições para os profissionais e utentes e permitirá uma melhoria na qualidade da prestação de cuidados de saúde à população”.A Ulsba acrescentou que a empreitada é promovida pela Câmara de Moura, no âmbito de um conjunto de acordos, “assinados em dezembro de 2023” entre a instituição e os municípios da região. Através destes acordos, a Ulsba “cede a sua posição no contrato e permite que as próprias câmaras [municipais] sejam as responsáveis pela execução destes investimentos no âmbito do PRR”.
As obras de requalificação do Centro de Saúde de Moura têm um prazo de execução de nove meses, período durante o qual os serviços assistenciais estão a funcionar nas antigas instalações da empresa municipal Lógica, cedidas pelo município.
Para facilitar o acesso ao local, a autarquia decidiu disponibilizar um transporte urbano, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, entre as 07:00 e as 20:00 horas, com 13 pontos de paragem pela cidade.
Apesar da empreitada, o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Moura continua a funcionar nas atuais instalações do centro de saúde, “não sendo deslocalizado durante a intervenção”, destacou a Ulsba. “Lusa”