Diário do Alentejo

Vinipax é “referência incontornável no mundo vitivinícola nacional”

03 de outubro 2025 - 11:00
Certame, integrado na Patrimónios do Sul, arranca hojeFoto| DR

Tem início hoje, dia 3, no âmbito da Patrimónios do Sul, a 16.ª edição da Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul, evento que conta com 40 expositores de várias regiões de Portugal e de Espanha, representando 60 produtores e mais de 350 referências de vinhos, com especial destaque para os vinhos de Beja e do Alentejo.

 

A 16.ª edição da Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul, evento, que, de acordo com a Câmara Municipal de Beja, entidade organizadora, “consolidou-se como a maior feira de vinhos a sul do Tejo e uma referência incontornável no mundo vitivinícola nacional”, arranca hoje, sexta-feira, inserida na Patrimónios do Sul, que está a decorrer desde ontem no Parque de Feiras e Exposições de Beja Manuel Castro e Brito, em Beja.

Segundo a autarquia, a Vinipax conta, nesta edição, com 40 expositores de várias regiões de Portugal e de Espanha, representando 60 produtores e mais de 350 referências de vinhos, com especial destaque para os vinhos de Beja e do Alentejo.

A Comissão Vitivinícola da Região de Trás-os-Montes é a região convidada, sendo que a abertura do certame contará “com a harmonização dos seus vinhos com o tradicional folar de Valpaços”. A referida região, sublinha a câmara, “distingue-se pela sua diversidade de microclimas, altitude e solos graníticos e xistosos que conferem singularidade aos seus vinhos”.

Nesta edição estarão também presentes vinhos de Espanha, “com destaque para Almendralejo, que reforçam a dimensão ibérica e internacional do evento”.A Vinipax integrará, ainda, à semelhança das edições anteriores, o espaço “Sul à mesa”, em que decorrerão, ao longo dos três dias de certame, sessões de showcooking com chefes de renome – “das estrelas Michelin às estrelas do Alentejo” –, promovendo “o melhor da cozinha regional e nacional”.

Segundo a organização, a feira reafirma, ainda, a sua aposta na internacionalização, recebendo nesta edição “jornalistas estrangeiros de meios de comunicação especializados que irão visitar não só o certame, mas também adegas e produtores locais”. “O vinho continua a ser um dos elementos centrais da economia do concelho de Beja e do Alentejo, potenciando o turismo, valorizando o território e promovendo-o como embaixador de excelência em Portugal e no estrangeiro”, frisa.

A entrada na Vinipax é gratuita, sujeita à aquisição do copo oficial para provas.

 

The Gift e Buba Espinho & Convidados animam noites Para além dos vinhos e da gastronomia, estarão ainda em evidência, na Património do Sul, setores como o turismo, a biodiversidade, a caça e a pesca, a tradição taurina, as aves e os ofícios tradicionais.

No âmbito cultural e artístico estão agendados, para hoje, espetáculos com The Gift (22:30 horas), a dupla Mete Cá Sets (24:00 horas) e o DJ Bada (01:30 horas). Amanhã, sábado, subirá ao palco Buba Espinho & Convidados (22:30 horas). A partir da meia-noite a animação estará a cargo dos DJ Cromos da Noite e Bada. Para domingo, último dia de feira, está previsto um espetáculo infantil com Bia Alegria (11:00 horas).

As crianças e jovens contarão, ainda, com o espaço “Beja educa”, onde “poderão viver experiências de aprendizagem, descoberta e aventura”.

A Patrimónios do Sul é organizada em parceria com diversas entidades regionais e nacionais. “DA”

Comentários