As Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecidas como a “Fêra” de Barrancos, têm início na próxima quinta-feira, dia 28, prolongando-se até ao domingo seguinte, dia 31. Uma festa religiosa, abrilhantada pelos encerros, festejos taurinos e espetáculos musicais.
Entre os dias 28 e 31, Barrancos recebe, mais uma vez, os festejos que, em tempos, estiveram sob os holofotes nacionais, devido à tradição dos touros de morte. Com as polémicas bem longe, depois de ter sido legalizada a tradição em 2002, a edição deste ano já está em plena preparação, sendo o seu sinal mais visível a construção dos tabuados na praça da Liberdade, lugar central da vila raiana e epicentro das festas.
Assim, no dia 28, as festas arrancam, às 08:00 horas, com uma alvorada com a Banda Filarmónica Fim de Século, seguindo-se a missa solene na igreja Matriz, às 11:00 horas, e a proveissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, às 18:00 horas. Às 00:00 horas os La Cuarta Cuerda irão atuar, seguindo-se a orquestra Tronos e o DJ Miguel Morais.
No dia seguinte, 29, às 08:00 horas, decorrerá o tradicional encerro, seguindo-se a versão infantil duas horas depois. Ao final da tarde, 18:00 horas, haverá o primeiro festejo taurino, com o matador espanhol Rafael Rubio “Rafaelillo”. Às 22:30 horas é tempo do espetáculo musical do grupo Porque Sí, seguindo-se, a partir das 00:00 horas, o conjunto Amistades Peligrosas, a orquestra Alejandría The Shoe e DJ Pika.
No sábado o encerro acontece, novamente, às 08:00 horas, com o festival taurino também a acontecer às 18:00 horas, desta vez protagonizado por José Garrido, matador de toiros espanhol.
Às 22:30 horas subirão a palco Os Relíqua, para, às 00:00 horas, tocarem os Morochos, a orquestra Nueva Onda e, novamente, o DJ Pika.No último dia das festas, o último encerro será igualmente às 08:00 horas, com os últimos touros de morte a serem lidados às 18:00 horas. O festejo taurino deste dia contará com a presença do matador peruano Joaquín Galdós.
Às 22:30 horas o grupo Os Alentons iniciará o seu espetaúclo musical, para, às 00:00 horas, atuarem os Repartiendo La Pana, a orquestra Pasiones e o SJ Riragen, encerrando, assim, a “Fêra” de Barrancos deste ano. MMC