Diário do Alentejo

Luís Trigacheiro lança “Ela” em homenagem “à figura feminina”

27 de outubro 2024 - 08:00
Álbum foi produzido pela cantora e compositora Luísa Sobral
Foto | Tomás NogueiraFoto | Tomás Nogueira

“Mulher, amor e bom gosto”. É desta forma que Luís Trigacheiro descreve o seu segundo álbum. Lançado no início do mês, o “Ela” surge como um tributo “à figura feminina”, em especial à sua avó paterna, e conta com a participação de “referências” musicais, como Miguel Araújo, Rogério Charraz, Paulo Abreu Lima, Irma ou Milhanas.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

Dois anos após o lançamento do seu primeiro disco – “Fado do meu cante” – o músico alentejano Luís Trigacheiro apresenta, agora, “Ela”. Com uma produção de “três a quatro meses”, quando contabilizados “todos os dias seguidos”, este segundo álbum conta com 14 temas, “todos muito dirigidos à figura feminina” e “reflete a [sua] profundidade artística”.

“Este novo álbum está a ser maturado há algum tempo. Teve uma escolha cuidadosa nos temas [e] nos autores. Estes artistas [que participam] são uma referência para mim, todos me tocam de uma certa forma pessoal [e o disco] é uma homenagem à minha avó paterna [e] à mulher no geral, [descrevendo] o amor nas diferentes formas [e] as diferentes formas de amar”, refere ao “Diário do Alentejo” (“DA”) o cantor de 25 anos.

Ao “DA” afirma ser “difícil eleger uma música especial”, porque “todas elas são bonitas”, porém, o tema que abre o disco – “Rosa pequenina” – é aquele que lhe aquece mais o coração, uma vez que foi escrito “numa altura em que uma pessoa muito próxima estava a passar uma fase chata”, sendo dedicado à sua avó.

O processo iniciou-se com a “recolha de reportório” junto dos autores e compositores, seguindo-se a seleção dos temas e a pré-gravação dos mesmos. Na totalidade, o disco soma as participações de Miguel Araújo, Maro, Joana Espadinha, Rogério Charraz, Luís Severino, José Fialho Gouveia, Francisco Guimarães e Ricardo Liz Almeida, Lucas Argel, Paulo Abreu Lima e Maria do Rosário Pedreira.

“É impactante a forma como uma música deles, que é tão própria, tão específica, tão ilustrativa, me chega. Depois é pegar nessas referências todas, cozinhar estes ingredientes juntos e fazer sair esta sopa que acho que está muito boa”, garante.

Luís Trigacheiro é ainda responsável por mais dois temas – “Porta aberta” e “Eterno desejo” -, em conjunto com os seus músicos Bernardo Viana e Gonçalo Sousa e com os conterrâneos Luís Aleixo e Miguel Costa. O “Ela” conta ainda com “três colaborações belíssimas”, em “Imagina a cara dela”, com Salvador Sobral, “Vizinhos”, com Milhanas” e “Eterno desejo”, com Irma.

Em Beja, o músico bejense apresentará o disco a 19 de dezembro, no Pax Julia Teatro Municipal, às 21:00 horas, aquando do concerto comemorativo do 96.º aniversário do cineteatro.

Comentários