A XV Feira da Caça chega a Mértola prometendo “três dias repletos de festa, convívio e animação” em que “a paixão, a tradição cinegética, a natureza e a biodiversidade” são celebrados por todos os amantes do setor. Mário Tomé, presidente da câmara municipal, admite que esta é já “uma feira de excelência e com especificidades únicas a nível nacional”.
Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa
O Pavilhão Multiusos Expo Mértola é palco, neste fim de semana, da XV Feira da Caça, um certame “que celebra a paixão, a tradição cinegética, a natureza e a biodiversidade”, afirmando-se “como única no país nesta temática”.
Neste ano, à semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, os destaques são “as novidades” anunciadas, ou seja, “as quatro ou cinco [novas] atividades exteriores de componente mais prática”, nomeadamente “os cães de procura de água, os cães de rasto de sangue [e] o concurso de pombos de vara”.
“Nós chegamos a Mértola e estamos perante uma feira da caça, qualquer pessoa identifica logo que é uma feira do mundo rural, porque o parque exterior assim o indica. Portanto, quem vier a Mértola está efetivamente numa feira do mundo rural, numa feira da caça [e num evento] associado à temática da caça [e] da atividade cinegética, com o que isso tem de bom e de menos bom, e assim sendo, esse é o maior destaque que nós temos, é essa afirmação total como uma feira de excelência e com especificidades únicas a nível nacional”, realça ao “Diário do Alentejo” o presidente da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé.
Assim sendo, estão agendadas duas montarias (hoje, sexta-feira, e amanhã, sábado, às 07:30 horas), demonstrações de falcoaria, pombos de vara, cães de cobro na água, cães de rasto de sangue e cães de parar, o 12.º Campeonato Nacional de Caça de Salto “Fernando Pereira” (amanhã às 08:30 horas), a 14.ª Taça Ibérica St.º Humberto (amanhã às 08:00 horas), o tiro aos pratos (amanhã às 10:00 horas), o Concurso de Pombos de Vara (amanhã às 11:00 horas) e uma largada de caça (domingo, dia 27, às 08:30 horas).
No âmbito, ainda, das atividades relacionadas com o setor é assinado hoje, às 18:00 horas, o protocolo para a Cooperação Ibérica de Gestão e Fomento dos Recursos Cinegéticos que dará “o pontapé de saída” para “trabalhar do ponto de vista da investigação daquilo que são os desafios e as problemáticas com que a caça se depara neste momento, nomeadamente a redução animal, [mais especificamente] do coelho e da perdiz”.
“[Esta] é uma primeira discussão para se definir uma estratégia de trabalho para esse efeito entre os dois territórios, que têm muita coisa em comum e têm capacidade, depois, coletivamente, de financiar e de captar este tipo de projetos. Esta primeira fase é ainda muito de definição de uma estratégia coletiva, em que o primeiro passo, o pré-passo, digamos assim, é assinar este acordo e definir entidades, estratégias e pessoas que possam integrar esta parceria”, reforça o autarca.
Ao nível musical, Cantadores do Alentejo (20:00 horas), Los Romeros (22:00 horas) e Emanuel & Tânia (23:30 horas) são os responsáveis pela noite de hoje, sexta-feira, enquanto Rafa & Beltran (20:00 horas), Némanus (22:30 horas) e banda Arte Música (00:00 horas) sobem a palco amanhã, sábado. O último dia do certame fica a cargo de Toy (17:00 horas).Em suma, “as expectativas são elevadíssimas para a Feira da Caça deste ano”.