Diário do Alentejo

Bancos alimentares contra a fome encontram-se em Beja

18 de outubro 2024 - 08:00
Iniciativa decorre hoje e amanhã
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

O seminário de Beja será palco hoje e amanhã, dias 18 e 19, do 15.º encontro de bancos alimentantes contra a fome, subordinado ao tema “Aproveitar tudo o que tem valor”.

De acordo com a delegação de Beja, o evento, de cariz anual, contará com a presença dos 21 bancos alimentares em atividade no País, ilhas incluídas, que, em conjunto, “ajudam com alimentos mais de 2600 instituições de solidariedade que, por sua vez, levam os alimentos a cerca de 400 mil pessoas com carências comprovadas”. E adianta: “Todos os dias são entregues mais de 100 toneladas de produtos (80 por cento dos quais teriam como destino provável a destruição, apenas por razões comerciais)”, sendo que “as campanhas em supermercados – face visível dos bancos alimentares – envolvem mais de 42 mil voluntários, todos com a ‘mesma camisola’”.

Para além dos trabalhos que irão decorrer no seminário, o programa do encontro inclui o habitual jantar convívio, que terá lugar hoje, no pavilhão do Nerbe, e que reunirá “as pessoas e entidades que têm significado especial para o banco alimentar da região”.

Em 2023, a delegação de Beja do Banco Alimentar Contra a Fome distribuiu, por cerca de meia centena de instituições dos 13 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo – Cimbal, perto de 83 mil quilos de alimentos, “no valor global de 87 536,61 euros”, que “depois os fizeram chegar a quem deles necessitou, quer em cabazes alimentares, quer em alimentos confecionados”. Ainda segundo o Banco Alimentar de Beja, em 2023 “foi possível apoiar mensalmente, na área da Cimbal, 3350 pessoas em alimentos através das instituições beneficiárias”, acrescendo a este número “aquelas que beneficiam pontualmente de alimentos frescos que se encontram nas instituições”.

NP

Comentários