Diário do Alentejo

Real Canoe NC (Madrid) venceu 1.º Torneio Internacional de Beja em Polo Aquático Feminino

21 de setembro 2024 - 08:00
O primeiro de muitos
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A equipa madrilena do Real Canoe Natación Club (RCNC), orientada pela selecionadora Astrid Alvarez, venceu o 1.º Torneio Internacional de Beja em Polo Aquático Feminino, uma competição inédita disputada no último fim de semana nas piscinas municipais descobertas desta cidade.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

À equipa feminina do país vizinho (RCNC), que disputa o principal campeonato espanhol desta modalidade, juntaram-se as seleções nacionais portuguesas, nos escalões juniores (SNS19F) e seniores (SNAF). Ao longo dos dois dias de permanência na cidade, as equipas disputaram cinco jogos (quatro partes de oito minutos, num total de 32), tendo as espanholas vencido todas as partidas, goleando as nossas juniores e vencendo as seniores portuguesas por resultados bem mais equilibrados.

Na cerimónia de entrega de prémios compareceram Nuno Batalha, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, e Jorge Ricardo, em representação do município de Beja. O selecionador nacional, António Machado, explicou ao “Diário do Alentejo” como surgiu este torneio. “A ideia surgiu como todas as outras, falando, conversando entre as partes e chegando à conclusão de que este espaço é excecional para que a equipas, sejam seleções nacionais, sejam clubes, possam usufruir e estagiar e, como é óbvio, nesse contexto, também para trazermos a Beja outra visibilidade, organizando aqui o primeiro torneio internacional, aproveitando as seleções nacionais que fazem o seu trabalho ao longo do ano, e principalmente para a seleção júnior que vai no próximo fim de semana participar num torneio internacional em Barcelona”. Nesse contexto, prosseguiu o técnico nacional: “Viemos estagiar aqui e, ao mesmo tempo, levar a efeito, numa parceria entre a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Beja, o primeiro torneio internacional de polo aquático feminino”. E admitiu: “Não importou, propriamente, a questão dos resultados, o que importou, fundamentalmente, foi o evento em si, porque esta piscina permitiu-nos, efetivamente, ter excelentes condições para que este seja o primeiro de muitos torneios”. Visivelmente agrado com as condições do equipamento, António Machado deixou entender que já conhecia o espaço. “Já conhecia e foi por aí que veio o contacto com o município de Beja e, claro que, em termos de polo aquático, montámos um campo, mas podíamos ter outro ao lado para fazermos o aquecimento”.

Para o público, literalmente ausente desta edição da prova, o selecionador notou: “À volta da piscina existe uma varanda que permite que as pessoas possam ter uma boa visibilidade dos jogos, sem que se afaste a possibilidade, que já foi falada, de, no futuro, se poder montar uma pequena bancada mais próxima da piscina”. Referindo-se aos dois conjuntos nacionais em competição, revelou: “São as duas seleções mais competitivas, primeiro a absoluta, que é a equipa sénior, depois os sub/19, que estarão neste fim de semana em Barcelona”.

À margem desta análise, fez questão de sublinhar “a amabilidade, a simpatia, a boa disposição” de todos aqueles que os receberam. “Sabemos que as gentes do Alentejo são conhecidas por receber bem e isso é um facto. Sentimos que estávamos em casa. Beja é a casa da seleção nacional, porque a seleção nacional é de todos nós. Fomos muito bem recebidos, sempre preocupados em que nada nos faltasse, e só temos de agradecer essa postura, que é de salientar e de louvar”.

Sobre a qualidade da equipa espanhola, vencedora desta edição inaugural do torneio, António Machado revelou: “É um clube que milita na ‘divisão de honor’ espanhola, o primeiro patamar da modalidade naquele país. Mas lembremos que Espanha, em termos de polo aquático feminino, é campeã olímpica, campeã europeia e mundial. O campeonato espanhol é o melhor do mundo”. Por isso, trazer a Beja uma equipa desta qualidade ancorou diferentes objetivos. “Sejamos realistas: diremos que pretendíamos ganhar a prova, mas não era esse o nosso principal objetivo. Queríamos ganhar ritmo, ganhar experiência competitiva e isso só se consegue competindo com equipas deste nível. E conseguimos fazê-lo de igual para igual”. Por outro lado, o foco está nas qualificações e fases finais do próximo Campeonato da Europa. Mas o técnico reiterou que não será só o próximo. “Queremos marcar presença nos próximos cinco campeonatos da Europa. Queremos colocar Portugal dentro do top 10. Ficam todos muito chocados quando eu digo isto, mas eu tenho de ser ambicioso, porque isso faz parte da minha maneira de ser e faz parte da função que desempenho como selecionador nacional”, concluiu.

 

Resultados 1.º Torneio Internacional de Beja em Polo Aquático Feminino 1.ª Fase

  • SNAF-SNS19F, 25-9 (8-1; 6-1; 7-2; 4-5)
  • SNS19F-RCNC, 3-26 (0-8; 1-8; 1-5; 1-5)
  • SNAF-RCNC. 11-17 (3-5; 2-3; 5-4; 1-5) meia-final
  • SNS19F-SNAF, 3-17 (1-4; 1-6; 1-4; 0-3)

Final

  • RCNC-SNAF, 17-13 (3-1; 4-7; 4-4; 6-1).
Comentários