Diário do Alentejo

Cinco clubes do distrito de Beja disputam Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Pesca Desportiva, em boia

20 de julho 2024 - 08:00
Uma excelente montra
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A barragem de Odivelas, depois de, em junho último, ter sido palco do 7.º Campeonato do Mundo de Clubes Feeder, continua a merecer a escolha dos organismos nacionais que tutelam a modalidade para a realização de competições. No último fim de semana foram ali disputadas duas provas do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, na vertente de boia.

 

Texto Firmino Paixão

 

As duas provas de abertura do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, em boia, realizaram-se na barragem de Odivelas, com a participação de 14 clubes, cinco dos quais filiados na Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva (Arbapd). Um plano de água bem povoado, como confirmou António Combadão, presidente da Arbapd. “Inclusivamente, algo que tem sido do nosso agrado, é a existência de muito peixe novinho, sinal de que as desovas neste ano foram boas, pois a barragem manteve-se durante muito tempo com um nível de água muito elevado. Para os peixes tem sido fantástico. Julgo, por isso, que temos o futuro assegurado, com grande quantidade de peixe, muitas carpas e muitos pimpões que, certamente, irão ainda aumentar muito mais o efetivo que possuímos aqui e que nos permitirá melhores capturas, que é, no fundo, o que a pesca desportiva precisa”, congratulou-se o dirigente regional da modalidade. Referiu ainda: “Temos de enaltecer o trabalho que foi feito pelo município de Alvito na melhoria dos acessos e melhoria das condições para a prática da modalidade. Oxalá tivéssemos muitos outros locais onde pudéssemos competir. Estamos à espera da pista de Santa Margarida do Sado ser intervencionada. O projeto está aprovado, faltará, eventualmente, iniciar as obras. Estamos otimistas, será mais um local para podermos realizar provas nacionais”.

 

O campeonato nacional sul é disputado por 14 clubes, eventualmente, com diferente potencial: os que desceram da 1.ª divisão, os que se mantiveram e os promovidos dos regionais…

Temos apenas duas divisões. A 1.ª divisão com uma zona única e duas zonas da 2.ª divisão, norte e sul. Naturalmente que o potencial é diferente, estiveram aqui clubes que estão muito habituados a subidas e descidas, há clubes que vieram da primeira e outros que, pela primeira vez, estão a disputar um campeonato nacional. Mas temos clubes com tradição de se irem mantendo nos nacionais, caso do CPD Mértola e do CAP Baixo Alentejo (Alvito), que já estiveram na 1.ª divisão. Depois, cada um destes clubes congrega pescadores que, em termos individuais, estão em diferentes divisões nacionais.

 

Estão realizadas duas das quatro provas. Algum dos clubes da Arbapd poderá chegar ao título?

As duas primeiras provas não foram más. Estão todos dentro dos primeiros 10 e três deles entre os primeiros seis classificados, mas com diferenças mínimas de pontuação. Ficarão a faltar as duas provas na barragem de Montargil, no mês de setembro, mas, de facto, o primeiro impacto foi aceitável, até porque estas provas foram pautadas por algum equilíbrio de pontuação. Montargil tem proporcionado boas capturas, também está com muita água, portanto, nessa altura se decidirá quem sobe e quem desce de divisão.

 

Os campeonatos regionais, nas diferentes disciplinas, continuam a correr bem?

Sim, estão a correr normalmente, alguns até já terminaram – foi o caso do feeder. Na última semana começámos as provas de clubes, estamos com a primeira divisão individual, as senhoras, os veteranos e os masters, provas que aconteceram aqui em Odivelas, neste fim de semana. O campeonato de jovens já se iniciou, mas teve um interregno. Felizmente, quatro dos nossos jovens conseguiram apuramento para as seleções que disputarão o campeonato mundial, na Sérvia, em agosto, e nós tivemos de alterar o calendário competitivo por essa boa razão. Estão em estágio o campeão nacional de juvenis, Gonçalo Palma, do CP Mértola, um miúdo com grande futuro, Pedro Mestre, também do clube de Mértola, que estará na seleção sub/20, e depois teremos, ainda ao nível dos juvenis, Afonso Barreto e, nas esperanças, Daniel Mendes, ambos do CAP Viana do Alentejo. Estes são sinais de que os clubes e a associação regional estão a trabalhar bem nestas áreas da formação. Mostra o que vamos fazendo e também o papel que a pesca desportiva pode ter em termos da promoção das próprias regiões.

 

O próprio presidente da Arbapd também esteve, recentemente, num campeonato mundial…

No mês passado tivemos outros dois atletas da nossa associação na Bulgária, no Campeonato do Mundo de Masters, eu e Pedro Lopes, do CAP Baixo Alentejo, uma prova que terminou com um sabor amargo, porque ficámos a dois pontos da medalha de bronze. Mas teremos mais atletas em provas internacionais que ainda decorrerão neste ano. Tem sido essa a nossa atividade nos últimos tempos. É aquilo que procuramos. Fazer a promoção da pesca desportiva junto dos mais jovens e a manutenção dos seniores e das senhoras e depois, também, manter a atividade nos menos jovens.

 

Não vamos ignorar que Joana Ramalho, do Clube Mourense, também garantiu mais uma internacionalização, a sétima da sua carreira…

Claro. Não me irei esquecer que Joana Ramalho estará presente no próximo campeonato do mundo, que decorrerá em Portugal, no final do próximo mês, de 19 a 25 de agosto, em Penacova. A Joana será mais uma das atletas que integrará a nossa seleção que estará em estágio neste fim de semana, em que vamos preparar a nossa presença porque um campeonato em Portugal, não aumentando a nossa responsabilidade, implica um maior empenhamento em ficarmos no lugar mais alto. Estamos motivados para isso, para que a nossa participação seja coroada de êxito.

 

Campeonato Nacional Clubes 2.ª Divisão – boia1.ª e 2.ª Provas | Barragem de Odivelas (pontos)

1.º | Clube Amador Pesca Entroncamento | 55,0 2.º | Clube Amadores Pesca Castanheira | 56,5 3.º | Clube Sodara Garbolino | 57,0 4.º | Clube Amadores Pesca Baixo Alentejo | 63,0 5.º | Clube Mourense Amadores Pesca e Caça | 66,0 6.º | Clube Amadores Pesca Viana do Alentejo | 67.0 9.º | Clube Bejense Amadores Pesca Desportiva | 73,0 10.º | Clube Pesca Desportiva de Mértola | 85,0

Comentários