Diário do Alentejo

“Trata-se de uma forma de sensibilizar para a necessidade de valorizarmos a economia de base local”

30 de novembro 2023 -
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Três Perguntas a Rosinda Pimenta, vice-presidente da Câmara Municipal de Mértola

 

A propósito da recente campanha “Um Natal 100% local”, promovido pela Câmara Municipal de Mértola, o “Diário do Alentejo” conversou com a vice-presidente do município, Rosinda Pimenta, acerca dos principais objetivos, dos presentes “made in Mértola” que surgem nesta campanha, assim como da importância desta iniciativa para os produtores e comerciantes da região e vantagens para os consumidores.

 

Texto | José Serrano 

 

“Um Natal 100% local” é o título da campanha, que decorre até dia 8 de janeiro de 2024, promovida pela Câmara de Mértola. Quais os principais objetivos desta iniciativa?

Trata-se de uma campanha de promoção e valorização do comércio e dos nossos produtores locais, com o objetivo de sensibilizar os nossos munícipes, e o público em geral, para a valorização das formas de comércio de proximidade e dos produtores locais, nas escolhas das compras de Natal. A campanha inclui a oferta de vouchers e prémios em troca de compras no comércio local, um programa de animação de rua junto das lojas tradicionais, concertos, a Aldeia de Natal para os mais novos, um mercadinho de Natal, que decorre de 16 a 22 de dezembro, e um programa de passagem de ano. Pretende-se, com esta iniciativa, dinamizar o comércio e a produção locais e incentivar o consumo de base local.

 

Qual a importância desta iniciativa para os produtores e comerciantes da região e quais as vantagens que os consumidores poderão usufruir ao aderirem a esta campanha?

Trata-se de uma forma de sensibilização dos consumidores para a necessidade de valorizarmos a economia de base local, estimulando o consumo junto do comércio e dos produtores locais, nomeadamente, num contexto e numa época em que as pessoas são muito aliciadas para o comércio em grandes superfícies. Nesta campanha são disponibilizadas senhas, por cada 15 euros de compras no comércio local, que habilitam os participantes a vouchers com valores de 50, 75 e 100 euros para gastar, também, em lojas do comércio local.

 

Que presentes “made in Mértola” sugere no âmbito desta campanha?

Há muitas opções: cabazes com bons produtos locais (queijos, enchidos, vinhos, doces e compotas, entre outros), artesanato, como uma peça da Oficina de Tecelagem de Mértola ou uma cadeira de bunho, bombons de mel, óleos essenciais e cosmética natural. Ou até mesmo um livro, comprado na Feira do Livro de Mértola, que decorre no pavilhão multiusos, até ao próximo dia 2 [amanhã, sábado].

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