Texto Marco Monteiro Cândido
O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e a Federação Portuguesa de Dadores de Sangue apelaram recentemente para que os portugueses efetuassem dádivas de sangue, visto que as reservas, principalmente dos grupos A e O positivo, estavam em baixo.
No Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, a situação não é diferente. Segundo a diretora do Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba), Cláudia Norte, a unidade hospitalar encontra-se, neste momento, “na reserva para os grupos mais comuns, como o A+ e o O, assim como para o A- e O-“, adiantando ainda que a reserva mínima para cada grupo sanguíneo tem que ver com “a quantidade de unidades que se gastam em média numa semana”.
A escassez de sangue que se faz sentir na Ulsba é, como em todo o país, uma situação “crónica”, sendo mais sentida na época do verão, mas também no final e no início de cada ano, momentos em que os dadores de sangue são em menor número.
“Nestas alturas temos menos dádivas, mas não temos menos consumo, podendo até haver aumentos na sequência, por exemplo, de acidentes de viação”.
Depois do apelo do IPST, a sua presidente, Maria Antónia Escoval, referiu que as reservas de sangue foram repostas, referindo, no entanto, que apesar de agosto ser um mês mais preocupante, este terá sido pior, devido à onda de calor que se fez sentir, diminuindo as dádivas.
Cláudia Norte sublinha que as medidas adotadas pela Ulsba para que não haja falta de sangue passam pelo apelo público à dádiva e por convocar por telefone os dadores regulares, já pré-selecionados por grupo sanguíneo.
“Pela nossa experiência, as pessoas mostram-se muito generosas e disponibilizam-se para contribuir com a sua dádiva, o que tem ajudado a manter todas as atividades da Ulsba sem restrições. No entanto, continuamos pouco acima da reserva mínima, pelo que agradecemos que continuem a divulgar o apelo à dádiva de sangue”.
As dádivas de sangue podem ser efetuadas no Hospital José Joaquim Fernandes – após marcação – à segunda e quinta-feira, das 9:30 às 12:30 horas e das 14:30 às 19:00 horas, e à terça-feira, das 09:30 às 12:30 horas e das 14:30 às 16:00 horas.