Três Perguntas a Pedro Gonçalves, Tiago Araújo e José Mendosa, fundadores da empresa HiJiffy
Texto José Serrano
A HiJiffy, empresa sediada na Vidigueira, informou que acaba de captar 3,8 milhões de euros (investimento privado e fundos europeus) “para tornar a startup líder europeia em inteligência artificial [IA] para hotéis”. Em concreto, de que forma será investido este financiamento?
Queremos entrar, em força, nos mercados alemão, suíço e austríaco, para confirmar a HiJiffy como maior provedor europeu de IA conversacional para hotéis. Trabalhamos, atualmente, com mais de 1800 hotéis, em mais de 50 países, sendo as nossas receitas maioritariamente provenientes de clientes estrangeiros. Aliado à expansão para os novos mercados, pretendemos também lançar um novo produto que promete revolucionar a forma como os hotéis desenvolvem campanhas de marketing. Para tal, iremos contratar 20 profissionais, até final do ano, existindo vagas, em aberto, para as áreas de produto, vendas, marketing, apoio ao cliente e recursos humanos.
Face a empresas congéneres, qual o produto diferenciador proposto pela Hijiffly que lhe permite a confiança dos seus investidores?
A HiJiffy é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do setor da tecnologia hoteleira, tendo sido premiada pela Organização Mundial do Turismo. Temos vindo a trazer soluções pioneiras para o setor, como, por exemplo, o primeiro assistente de voz especializado em hotelaria, lançado em dezembro passado. Representando um novo paradigma nas comunicações com os hóspedes, ao ser capaz de lidar com comunicações de voz complexas, o assistente virtual multilíngue da HiJiffy usa frases completas e oferece respostas de voz instantâneas, que reproduzem uma interação muito próxima da humana. Já neste ano a HiJiffy lançou o primeiro chatbot para hotéis, baseado em GPT-4, o qual usa o poder da IA generativa para lidar com perguntas e pedidos dos hóspedes, com precisão e automação inigualáveis. O nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes a melhor e mais robusta IA, de forma a permitir que os hoteleiros aumentem as suas receitas, ao mesmo tempo que automatizam inúmeras tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, reduzindo custos operacionais e fazendo face à falta de staff. De salientar que na HiJiffy não pretendemos eliminar a componente humana, mas antes canalizá-la para as atividades que realmente geram mais-valias.
De que forma poderá a IA, a curto prazo, revolucionar a indústria hoteleira?
Existe um mundo de oportunidades que a aplicação de IA na indústria hoteleira vem potenciar, sendo que como grandes vantagens podemos apontar, por exemplo, a automatização da comunicação com os hóspedes nos diferentes canais, permitindo respostas instantâneas em mais de 100 idiomas, 24 horas por dia – o que permite aumentar as reservas diretas, prestando um atendimento ao cliente eficiente. De salientar que a nossa tecnologia permite otimizar toda a jornada do hóspede, desde a pré-reserva até ao momento pós-estadia.