Diário do Alentejo

Comemorações do 25 de Abril na região

24 de abril 2023 - 11:30
Ilustração | Susa Monteiro/ ArquivoIlustração | Susa Monteiro/ Arquivo

As comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril acontecem um pouco por toda a região, com as mais diversas iniciativas.

 

Em Aljustrel, o destaque vai para um espetáculo comemorativo no dia 24, na praça da Resistência, com início marcado às 22:00 horas, seguindo-se fogo-de-artifício.

 

Já em Almodôvar, a 24, haverá uma assembleia municipal jovem às 10:00 horas, e, às 22:00 horas, o concerto “Os Vocalistas cantam Abril com alunos de cante alentejano da EB de Almodôvar e Rosário”, na praça da República, seguido de um espetáculo de pirotecnia.

 

Alvito terá fogo-de-artifício às 00:00 horas de dia 25, com atividades desportivas durante a manhã, culminando numa tarde de animação musical.

 

No que diz respeito a Barrancos, a noite de 24 terá animação musical com The Crazy 80’s e DJ Pika, a partir das 22:30 horas. Às 00:00 horas também a pirotecnia iluminará a noite.

 

Na cidade de Beja, as comemorações da Revolução dos Cravos têm como palco a já habitual praça da República. A 24 a noite será também de música, com destaque para atuações da banda da Capricho Bejense (22:00 horas) e Virgem Suta (00:15 horas). Pelo meio, às 00:00 horas, haverá fogo-de-artifício. No dia 25, as festividades acontecerão no jardim público, com desporto, atividades lúdicas e música.

 

O 49.º aniversário do 25 de Abril é o mote do festival Primavera no Campo Branco, em Castro Verde. Com diversas atividades e concertos, o destaque vai para a peça de teatro “Revolution”, a 23. Na noite de 24 de abril será tempo de um concerto de Rita Guerra, com a presença de Os Ganhões de Castro Verde (que já está esgotado), seguido de um fogode-artifício no largo da feira.

 

O concelho de Cuba tem vindo a assinalar, ao longo do mês, o 25 de Abril de 1974, com numerosas atividades na sede de concelho e freguesias. Destaque-se, a 24, no largo Cristóvão Colon, a atuação da Banda Filarmónica C. 1.º de Dezembro com alunos e grupos corais do concelho (às 21:30 horas), o espetáculo de Ana Castelo e o projeto “Abril Vezes Mil” (às 22:00 horas), seguido de uma arruada até ao local do fogo-de-artifício, às 00:00 horas.

 

Ferreira do Alentejo terá uma programação diversificada pelos diversos pontos do concelho, com o concerto de Luís Represas (22:00 horas) e a pirotécnica (00:00 horas) a marcarem a noite de 24, destacando-se, a 25, a dança e a música.

 

Em Mértola, o fadista Pedro Moutinho sobe ao palco do Cineteatro Marques Duque, às 21:30 horas de 24 de abril, para um concerto. Moura também terá atividades por todo o concelho alusivas ao aniversário da revolução. No dia 24, às 22:00 horas, no Cineteatro Caridade, decorrerá um espetáculo musical em que a Banda da SFUM “Os Amarelos” convida Maria Infante e Alexandra Caeiro, seguindo-se à meia-noite o lançamento de fogo-de-artifício.

 

Já em Ourique, os alunos irão plantar cravos e entoar canções de Abril às 10:30 horas de dia 24. A biblioteca municipal terá patente a exposição “A liberdade é uma atitude”, com trabalhos dos alunos.

 

Serpa terá uma panóplia de atividades, entre hoje e dia 26. No dia 23 de abril, domingo, o Cineteatro Municipal de Serpa recebe, a partir das 21:30 horas, o concerto de tributo a Chico Buarque “Quem Te Viu, Quem Te Vê”. No dia seguinte, a partir das 21:30 horas, haverá atuação de grupos corais e um concerto com Sebastião Antunes & Quadrilha. Perto das 24:00 horas decorrerá uma arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e o tradicional fogo-de-artifício.

 

Em Vidigueira, destaque para o concerto de Luis Simenta às 20:30 horas de dia 24, no largo Zeca Afonso, e distribuição de cravos às 00:00 horas.

Comentários