Diário do Alentejo

Fim de semana de São Martinho com muita animação

11 de novembro 2022 - 10:00
São muitas as propostas para provar o vinho e comer castanhas
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

As festividades em várias localidades do Alentejo começam esta sexta-feira, dia de São Martinho, com muitas adegas abertas para dar a provar o seu vinho, acompanhado de petiscos e com o cante alentejano sempre presente.

 

Texto Manuel Baiôa

 

É o caso da adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito que promove, hoje, dia 11, um magusto na Casa das Talhas, com provas de vinhos e petiscos, e a atuação do grupo coral da Adega Cooperativa de Vidigueira.

 

Nas localidades onde o vinho de talha está mais arreigado há um programa organizado e bastante diversificado. 

 

Em Vila Alva (concelho de Cuba) decorre, entre hoje e domingo, o evento “Provando o Tareco”. Vila Alva é detentora de um conjunto diversificado de vinhas centenárias – únicas na região – e de uma série de adegas tradicionais.

 

Por outro lado, a freguesia mantém, até hoje, a tradição da produção artesanal de vinho, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio “tareco”, isto é, uma pequena talha para consumo familiar. Assim, pelas 17:00 horas, irá iniciar-se o certame com a conferência “Vinho de Talha e as vinhas centenárias de Vila Alva”. Depois segue-se um magusto e a abertura da tenda das tasquinhas.

 

Nestes dias haverá uma rota das adegas e tasquinhas e muita animação musical.

 

O “Festival do Vinho de Talha”, em Vila de Frades (concelho de Vidigueira), também começa hoje, prolongando-se até domingo. Este festival associa 12 produtores locais de vinho de talha e a autarquia, num evento com múltiplas atividades, nomeadamente, visitas guiadas às adegas e tabernas, provas de vinho de talha comentadas, tertúlias (à volta da talha e da gastronomia) e um arraial à alentejana.

 

Hoje, pelas 15:00 horas, haverá a “Abertura Simultânea das Talhas” nas 12 adegas aderentes. Além de provas de vinhos, o “Festival do Vinho de Talha” vai contar com uma vasta programação dispersa pelos 12 palcos (adegas tradicionais), um mercado de S. Martinho com produtos locais, entradas gratuitas no Centro Interpretativo do Vinho de Talha, e espaços de alimentação espalhados pelo recinto, que, no fundo, é toda a vila.

 

Este evento insere-se no plano estratégico de promoção e salvaguarda da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, da responsabilidade da autarquia de Vidigueira, que lidera o processo de candidatura da prática tradicional de produção de Vinho de Talha, com a pretensão do seu reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Amanhã, 12 de novembro, a partir das 14:00 horas, irá decorrer a 4.ªedição do “Amphora Wine Day”, na Herdade do Rocim (Cuba). À semelhança das edições anteriores, será um dia dedicado à abertura das talhas e à prova de vinhos que usam as talhas ou as amphoras na produção de vinhos.

 

Neste ano estarão presentes 49 produtores nacionais e internacionais, provenientes de Espanha, França, Geórgia e Ucrânia. Uma das principais novidades desta edição será o “Amphora Wine Talks!”, onde alguns produtores, enólogos e jornalistas irão falar, a partir das 15:00 horas, sobre “Amphora Wines: Past or Future?”.

 

Além das provas de vinho e das conversas que dão a conhecer este método milenar de produzir vinho, os participantes podem ainda saborear produtos regionais ao som do tradicional Cante Alentejano.

Comentários