Diário do Alentejo

Câmara de Moura renova sistema informático escolar

23 de setembro 2022 - 12:00
Modernização contempla escolas de Moura e de Amareleja
Foto | DRFoto | DR

Em nota de imprensa enviada à redação do “Diário do Alentejo” a Câmara Municipal de Moura informa acerca do investimento do município, de mais de 65 mil euros, na modernização do sistema informático das escolas dos agrupamentos de Moura e Amareleja.

 

Desta forma, refere o comunicado, a modernização digital levada a cabo incidiu sobre a aquisição de licenciamentos antivírus; a requalificação e correção da rede TCP/IP, com instalação de bastidores murais em cada estabelecimento de ensino; o reforço do sistema de impressão nas escolas básicas do 1.º ciclo do concelho.

 

A nota refere ainda que a Câmara de Moura “promoveu a adesão à rede alargada de educação ERA, que agora disponibiliza uma plataforma de Tecnologias da informação e comunicação em backoffice, com os interlocutores Câmara Municipal de Moura, responsáveis dos agrupamentos escolares e docentes.

 

Foram ainda “fornecidos equipamentos de telecomunicações, incluindo terminais periféricos nos Agrupamentos Escolares de Moura e Amareleja, num investimento de 10 528,317 euros, por 60 meses”, e instalada a “fibra Internet na sede dos agrupamentos de Amareleja e Moura, incluindo acesso wireless, num investimento de 14 457,60 euros, pelo período de 24 meses”.

 

Álvaro Azedo, presidente da autarquia, considera esta ação como um “investimento fortíssimo” na capacitação dos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos referidos. Uma modernização que resulta após “uma profunda análise de todos os serviços associados às escolas”, possibilitando a identificação de itens, em alguns casos, “completamente obsoletos”, dando o exemplo dos sistemas de impressão e do parque informático, o que levou, também, à aquisição de 55 novos computadores, um investimento de 39 164,90 euros, “com os respetivos sistemas operativos e monitores, para que todo o trabalho que é feito diariamente não fique em causa.

 

O que estamos a fazer é investir na qualidade, na eficiência e na modernização das nossas escolas”, conclui.

Comentários