Diário do Alentejo

"O lema da Amplos é que ninguém solte a mão de ninguém"

28 de agosto 2022 - 09:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Alexandra Freire, Responsável pelo Núcleo do Baixo Alentejo da Associação de Mães e Pais Pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género (Amplos) 

 

Texto Nélia Pedrosa

 

Quando é que foi criado o Núcleo do Baixo Alentejo da Amplos – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género e com que objetivo? Quais os principais problemas com que se deparam, atualmente, estas mães e pais?A Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género é de âmbito nacional e o Núcleo Amplos Baixo Alentejo foi criado em janeiro de 2022 com a finalidade de dar respostas aos “problemas” que surgem a partir do momento em que os pais são confrontados com a revelação (coming out) dos filhos e a primeira questão que paira nas nossas cabeças é “o que faço com esta informação?”. A Amplos surge da necessidade de “dar colo” aos pais que chegam, tentando orientá-los para os próximos passos e para que perceberem que não estão sós neste caminho, que existe uma “família”, que é a Amplos, que os pode ajudar a lidar com a nova realidade. Os principais problemas são a falta de informação/formação, sendo esta uma lacuna transversal a todas as áreas da sociedade, pois as pessoas não sabem lidar com o desconhecido.

 

Que tipo de trabalho tem vindo a ser desenvolvido pelo núcleo do Baixo Alentejo desde a sua constituição? E que projetos estão previstos a curto/médio prazo?O trabalho desenvolvido pela Amplos Baixo Alentejo tem sido a divulgação da temática e facultar informação através de conferências e reuniões, nomeadamente, com a Escola Secundária D. Manuel I, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e algumas associações locais. Pretendemos, num futuro próximo, alargar o trabalho já desenvolvido, procurando chegar a mais escolas e as outras áreas, nomeadamente, saúde, justiça, forças de segurança e outros agentes sociais, mas, principalmente, a todos os pais que sintam necessidade de ajuda, pois a Amplos é, essencialmente, uma associação de pais para pais, sempre com o foco no bem-estar dos filhos.

 

O núcleo integra, desde finais de julho, a Rede Social do Concelho de Beja. Que importância atribui a esta parceria?A integração na Rede Social do Concelho de Beja é um caminho facilitador para atingir os objetivos da Amplos, pois, na rede, estão parceiros das mais variadas áreas da sociedade, o que permite chegar ao maior número de famílias a necessitar do nosso apoio. Outro aspeto importante é podermos, através da Rede Social, vir a promover ações de formação com a psicóloga dra. Ana Silva, que trabalha connosco há cerca de três anos, mediante a apresentação dos guias recentemente editados: “Guia para intervenientes na ação comunitária e na comunidade escolar sobre orientação sexual e identidade de género”, “Guia para famílias de pessoas LGB+” e “Guia para famílias de pessoas Trans”. O lema da Amplos, em conformidade com outras associações Lgbtqia+, é que ninguém solte a mão de ninguém.

 
Comentários