Diário do Alentejo

Castro Mineiro, festival cultural em Castro Verde, de 2 a 4 de setembro

25 de julho 2022 - 11:00
Foto | DRFoto | DR

Texto José Serrano

 

Castro Mineiro é o nome do festival cultural que, ao longo do primeiro fim de semana de setembro, se apresentará, na sua primeira edição, em Castro Verde. O município, entidade organizadora do evento, pretende constitui-lo, anualmente, como um dos grandes festivais do Sul do País. Tim, Virgul, Fogo Fogo e Kumpania Algazarra são alguns dos nomes que subirão ao palco, nesta primeira edição.

 

Promovida pela Câmara Municipal de Castro Verde, decorreu, na passada semana, a sessão pública de apresentação do festival Castro Mineiro, que irá decorrer entre os dias 2 e 4 de setembro, em Castro Verde, e cuja linha condutora será a celebração da natureza mineira do concelho.

 

António José Brito, presidente do município, entidade promotora do evento, em declarações ao “Diário do Alentejo”, considera que este festival, “que vai, nas suas diferentes dinâmicas, valorizar o território”, homenageia os homens e mulheres, responsáveis pela atividade mineira, e cuja dinâmica está “muito presente no nosso dia-a-dia”. Uma identidade, revelada através de um ‘sentir mineiro’, que tem vindo a ser construída há mais de 40 anos, pela instalação da mina de Neves-Corvo, “um dos empreendimentos mineiros de maiores dimensões europeias – pela riqueza que produz – e, aomesmo tempo, um dos mais evoluídos do mundo, em termos tecnológicos”, refere o autarca.

O autarca, que sublinha a intencionalidade da organização em afirmar este como um grande festival cultural, anual, de verão, “marcante para o concelho de Castro Verde, para o Baixo Alentejo e para o Sul do País”, acentua o carater multidisciplinar do evento, apresentando, já no programa desta primeira edição, um conjunto de espetáculos que pretende atrair vários públicos – “será este o segredo deste festival”.

 

Para esta primeira edição, estão já marcados, ao longo do primeiro fim de semana de setembro, concertos de Tim (Xutos e Pontapés), Virgul, Fogo Fogo e Kumpania Algazarra.

Comentários