Diário do Alentejo

“Luz Lenta” em Alvito até outubro

21 de julho 2022 - 15:30
Alvito inaugura a exposição "Luz Lenta" e a instalação performativa "Ermida" sábado Foto | DR

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A Associação Cultural Inter.Meada Residências Artísticas inaugura no sábado, dia 23 de julho, pelas 18:00 horas, a exposição “Luz Lenta” da autoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves. Patente ao público no Espaço Adães Bermudes, em Alvito, até ao dia 2 de outubro, a mostra visa dar a conhecer “o tempo passado pelos artistas”, em contexto de residência artística” na vila.

 

Segundo a Câmara Municipal de Alvito, esta exposição “parte também da observação e documentação de acontecimentos lumínicos nas estruturas edificadas e deixadas ao abandono da Barragem de Alvito”, refletidas em desenhos, fotografias e objetos “daqui e dali”.

 

Antes da abertura de “Luz Lenta”, Daniel Moreira e Rita Castro Neves “repõem a instalação performativa que realizaram em 2019” na Ermida de Santa Luzia. Intitulada “Ermida”, esta será uma “proposta artística objetual, performativa e efémera, inspirada nas imagens dos frescos seiscentistas ainda existentes nas paredes desta ermida”, através da “técnica ancestral da lanterna mágica”.

 

O espaço Adães Bermudes encontra-se aberto às quintas e sextas-feiras, das 14:00 às 17:30 horas, e aos sábados, entre as 10:00 e as 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.

Comentários