Diário do Alentejo

Festival Terras Sem Sombra começa hoje em Mértola

15 de julho 2022 - 13:00
Foto | DRFoto | DR

Mértola acolhe, entre hoje, dia 15 de julho, e domingo, dia 17, no âmbito do Festival Terras sem Sombra e do projeto Onde a Vida Acontece, em parceria com o município, uma programação em que “a grande música, o património, a biodiversidade, a ciência e a inovação são o pretexto para (re)descobrir um território onde a presença humana é multimilenar”, refere a organização.

 

Num Alentejo onde não causa estranheza o calor estival, o programa decorre ao abrigo das sombras, seja em igrejas, cenários de sonho para a música de aclamados intérpretes internacionais, seja nas margens do Guadiana. Do programa destacam-se o recital da pianista Constanza Lechner (15 de Julho, 21:30, Convento de São Francisco) e o concerto do Duo Karolina Mikołajczyk & Iwo Jedynecki (16 de Julho, 21:30 horas, Igreja Matriz).

 

Constanza Lechner apresenta um concerto vocacionado para as famílias, uma vez que quase todas as obras deste espetáculo foram criadas para serem interpretadas por crianças ou que se enquadram no mundo infantil, como as “Peças Líricas” de Grieg, o “Cuco” de Claude Daquín, “O pretinho” de Debussy ou a “Marcha Turca” de Mozart, peça com a qual o concerto encerrará permitindo que miúdos e graúdos dancem ou se movam ao seu ritmo. Laureado com o primeiro prémio e o Grand Prix em concursos internacionais de música, as apresentações do Duo Karolina Mikołajczyk & Iwo Jedynecki são destacadas, pela crítica da especialidade, devido à sua perfeição técnica e ao seu amadurecimento expressivo e por se revelarem, ao mesmo tempo, luminosas e plenas de vitalidade. Graças às transcrições para acordeão de Iwo Jedynecki, muitas peças ganharam não só novas interpretações, mas também sonoridades bastante originais.

Comentários