Diário do Alentejo

Feira Anual de Vila Nova da Baronia, de hoje a domingo

15 de julho 2022 - 11:30
Foto | DRFoto | DR

Texto José Serrano

 

É hoje, dia 15 de julho, inaugurada a Feira Anual de Vila Nova da Baronia, regressando o evento a esta freguesia do concelho de Alvito, depois de dois anos de interregno, consequente das medidas sanitárias de combate à Covid-19.

 

O certame que decorre até domingo, dia 17 de julho, constitui-se este ano como um marco reforçado de reencontro entre muitas famílias e naturais da vila, “espalhados pelos quatros cantos do mundo”, que escolhem esta data festiva para um regresso, de férias, a casa, sublinha José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito. Desta forma, o autarca revela que “o município, juntamentecom a junta de freguesia local estão a criar todas as condições para que esta feira seja um êxito”.

 

Com “zonas dedicadas à feira franca, a espaços expositivos e de bares e tasquinhas, na sua maioria explorados por associações e particulares, do concelho”, o certame, para além da componente lúdica e do convívio comunitário que proporciona, tem uma relevante importância no contexto socioeconómico, permitindo “a todo o comércio local, sobretudo no ramo da restauração, realizar melhores negócios”, realça o autarca.

 

Para esta edição 2022, as expetativas de êxito do evento são altas, “porque se trata de um regresso aguardado há muito, depois de um período em que a pandemia veio realçar a importância do convívio entre as pessoas”, afirma José Efigénio. Por conseguinte o autarca destaca, do programa, o “Jantar de Vilanovenses”, momento de convívio que celebrará, amanhã, dia 16 de julho, o reencontro demuitos conterrâneos – “contamos já com mais de 500 inscrições” –, o regresso da tauromaquia popular, com uma garraiada (sábado) e uma largada de toiros (domingo) e a “aposta, forte, nos espetáculos musicais”, com a presença dos T-Rex (hoje, dia 15 de julho), de Fernando Daniel (sábado, dia 16) e dos Monda (domingo, dia 17), cabeças de cartaz desta edição.

Comentários