Diário do Alentejo

João Taborda na Casa Fialho de Almeida

03 de junho 2022 - 16:15
Um livro de “memórias desencantadas” e de grande valor arqueológico

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A Associação Cultural Fialho de Almeida (AFA) recebe amanhã, pelas 16:00 horas, o encontro literário com o escritor João Taborda, tendo como ponto de partida o seu livro "O tocador de flauta e as origens de Vila Alva".

 

“Trata-se de uma viagem na teia do espaço-tempo. Por uma circunscrita área da freguesia de Vila Alva, onde se entrelaçam o tempo do autor, da sua infância aos dias de hoje e os tempos do território e de quem por aqui andou, da pré-história à atualidade, com paragem dilatada numa villa romana e no monte dos Aiollos, ambos lugares lendários”, explica, ao “Diário do Alentejo”, João Taborda.

 

Para Francisca Bicho, presidente da direção da AFA, este encontro literário permitirá conhecer melhor a origem da vila alentejana e as interpretações do autor quanto à mesma, bem como “obter algumas informações sobre elementos históricos”. Como por exemplo, o “achado” que dá título ao livro, uma flauta, “que por certo foi tocada por um tocador … e que é testemunho, entre outros, do património histórico da vila e da região”.

 

Em "O tocador de flauta e as origens de Vila Alva" é possível encontrar um leque de “memórias desencantadas nas travessas da terra, nos aromas da serra e da planície, cacos e pedras com história e em muros de outros tempos, sobras da vida de mulheres e homens que por estas bandas andam há milénios e lembranças reveladas também em bafientos papéis velhos e em bytes de informação digitalizada”, conta o autor.

 

O “À Conversa” de amanhã juntará Francisca Bicho, o escritor João Taborda e os leitores, numa reflexão histórica e que contará com Fialho de Almeida em “palavras de dois textos do autor”.

 

O escritor espera ainda que “o milagre aconteça na casa de Fialho” e que o património histórico e arqueológico de Vila Alva comece a sair do esquecimento, abandono e desprezo em que se encontra” e passe a ser valorizado e “encarado de forma séria”.

Comentários