Diário do Alentejo

Festival Islâmico de Mértola até domingo

20 de maio 2022 - 12:00
Foto | Festival Islâmico - MértolaFoto | Festival Islâmico - Mértola

Desde ontem que a vila de Mértola tem a decorrer a 11.ª edição do Festival Islâmico. Promovido pela Câmara Municipal de Mértola, até domingo pretende-se “celebrar a interculturalidade” e a “relação histórica” da vila com o mundo árabe. Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, Mário Tomé, sublinha que o Festival Islâmico é “um evento marcante para toda a região”, assumindo um papel determinante para o concelho, uma vez que é “o maior e mais importante evento de Mértola, com uma dimensão que ultrapassa as próprias fronteiras do país”.

 

Até domingo são esperados milhares de visitantes, com o festival a ter uma nova configuração em relação às edições anteriores, mas onde o “souk” (mercado ao ar livre), “com ruas cobertas de panos e caniços” e que se realiza “entre a alcáçova e os arrabaldes do centro histórico”, é sempre um dos motivos de visita.

 

O Festival Islâmico, para além de toda a atmosfera do mundo islâmico, tem, na música, outro dos seus atrativos. Depois de Celina da Piedade, Ana Santos, Eduardo Paniagua Ensemble e o Grupo Coral d  Mina de São Domingos terem sido os protagonistas, ontem, do espetáculo de abertura, os palcos do festival vão receber, entre outros, os grupos Tamikrest (Mali/ Niger/ Argélia/ França), Trio Alcatifa (Portugal), Al Qasar (França/ Marrocos/ Argélia/ Egito/ EUA) e Hey Douglas (Turquia). Os visitantes terão, ainda, oportunidade de visitar diversas exposições, bem como de participar em oficinas de cante, instrumentos de percussão,cestaria, cerâmica, azulejaria, esteiraria ou de aromas e sabores.

Comentários