Diário do Alentejo

Exposição de Artur Pastor patente ao público até setembro

16 de maio 2022 - 10:10
Exposição de Artur Pastor em Évora, a cidade que o tornou fotógrafo

Texto José Serrano 

 

Quase uma centena de fotografias de Artur Pastor, tiradas em Évora, podem ser admiradas, até dia 23 de setembro, na Igreja do Salvador, na cidade protagonista da exibição. A mostra acontece no âmbito das comemorações dos 100 anos do nascimento deste importante fotógrafo português.

 

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala o centenário do nascimento de “um dos mais notáveis fotógrafos do século XX”, com a exposição “Évora Património - Fotografias de Artur Pastor”, que estará patente ao público na Igreja do Salvador, na cidade Património Mundial Unesco, até dia 23 de setembro. 

 

A presente exibição surge na sequência da doação, à DRCAlentejo, por parte da família de Artur Pastor, de um conjunto de 92 fotografias a cores, realizadas, por este artista fotógrafo, na década de 80, sobre a cidade onde fez a sua formação académica e onde descobriu o gosto pela fotografia, arte que o fascinaria até ao fim dos seus dias.

 

As fotografias, agora apresentadas, foram preparadas pelo seu autor para uma exposição, em 1987, que acabou por nunca acontecer. Três décadas e meia depois, no âmbito das comemorações do seu centenário, eis que as imagens – que mostram claramente a visão, de cidade patrimonial, que este fotógrafo tinha de Évora – podem ser contempladas. Artur Pastor “retratou o património eborense com um rigor de arquivista, sendo o seu monumento de eleição a catedral, muito mais fotografado, por ele, que todos os outros”.

 

Com esta exposição, que conta com o apoio da Arquidiocese de Évora, a DRCAlentejo associa-se às comemorações do centenário deste grande fotógrafo alentejano. A mostra poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.

Comentários