Diário do Alentejo

Beja volta a relembrar o seu passado romano nos próximos dias

13 de maio 2022 - 12:00
De hoje até domingo a cidade Pax Júlia volta a receber a 7.ª edição do Festival Beja Romana

Durante os próximos dias a cidade de Beja é palco de um “voltar às raízes” e relembrar o seu período romano, com jogos, danças e artes tradicionais, espetáculos musicais, visitas guiadas e o já conhecido mercado na Praça da República.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

Começa hoje, e permanecerá durante todo o fim de semana, a 7.ª edição do Festival Beja Romana, que pretende reviver a “imponência” da antiga cidade Pax Júlia, aquando da sua importância na Lusitânia Meridional. Marcada este ano, após a paragem forçada face à covid-19, pelo tema “Invenções, Engenhos e Arquitetura Romana”. Esta edição oferece aos seus visitantes um conjunto de atividades educativas e de animação, cortejos, mercados romanos, recriações históricas, espetáculos de música, artes circenses, danças e jogos romanos, aulas de culinária, exposições, conferências, oficinas didáticas, visitas guiadas e até espaços de “acepipes”, ou seja, de aperitivos.

 

Apesar do festival percorrer grande parte das ruas da cidade de Beja, com os cortejos que darão inicio ao evento, o palco principal será a Praça da República, onde antigamente se situava o fórum e dois templos romanos, um dos quais “o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português”. Aqui será possível conhecer a “Domus”, isto é, a recriação de uma casaromana, com a “culina” (cozinha), a “triclinium” (zona de refeição e descanso), a “tablinum” (sala de estudo), o “atrium” (zona de lazer) e a “cabiculum” (sala de fiação, cardação, tecelagem, maquilhagem e perfumaria).

 

Hoje, após o cortejo inaugural com partida da Escola Secundária D. Manuel I, às 10:30 horas, dar-se-á a abertura dos portões da Cidade de Pax Júlia Pompa Lusitaniam com a leitura do decreto de abertura da feira e do Édito de boas-vindas ao Patrício Romano e a inauguração do mercado.

 

Durante os próximos três dias, as atividades estarão a funcionar desde as 09:30 até às 00:00 horas, com direito a estacionamento gratuito no parque subterrâneo da Avenida Miguel Fernandes nos dias 10, 11, 12 e 16 de maio das 08:00 às 20:00 horas, nos dias 13 e 14 até às 02:00 horas e no dia 15 até às 00h:00 horas.

 

O festival contará ainda com um concurso de fotografia para retratar “o património histórico associado ao período romano e/ou qualquer iniciativas integradas na programação da VII Beja Romana” a divulgar na próxima edição da Beja Romana. Entre os prémios está um vale de compras de 100 euros numa loja de equipamentos fotográficos em Beja e uma anuidade e semestralidade para duas pessoas no cinema Pax Júlia Teatro Municipal 

Comentários