Diário do Alentejo

“Cadernos de Viagens, Galiza -1905” nos 165 anos de Fialho de Almeida

06 de maio 2022 - 18:35

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A Associação Cultural Fialho de Almeida (AFA), em conjunto com as Edições Colibri, apresenta este sábado, pelas 15:30 horas, o livro de Fialho de Almeida que compila “um vasto conjunto de apontamentos sobre a viagem que fez à Galiza em 1905”. Originalmente eram 14 os manuscritos do escritor alentejano que, conservados e transcritos por Xavier Vieira, “seu amigo e testamenteiro”, permitiu ter nos dias de hoje esses “exemplares datilografados”.

 

O encontro literário contará com a presença de Lourdes Carita, autora da edição de 1996, que uniu os testemunhos de Fialho de Almeida com o trabalho desenvolvido pela própria na introdução e notas adicionais, e que cedeu agora à AFA, para que esta promovesse em 2022 a presente edição de “Cadernos de Viagens, Galiza - 1905”.

 

O evento marcará também os 165 anos do nascimento do escritor que “teve a maior importância na literatura portuguesa pelo seu espírito crítico” e pela sua capacidade de criar “uma verdadeira linguagem própria” marcada pela “imaginação, sensibilidade e uma impar capacidade de observar e passar a uma narrativa invulgar”, onde “lemos como se estivéssemos a ver uma pintura”.

 

Para Francisca Bicho, presidente da direção da AFA, Fialho de Almeida “teve um particular relevo na chamada ‘narrativa breve’”, na linguagem fílmica enquanto escritor e na valorização do Alentejo no meio literário, sendo uma influência para outros escritores deépocas posteriores.

“No que toca à importância de Fialho de Almeida para o Alentejo, nada melhor que citarmos um outro grande escritor alentejano, Manuel da Fonseca ao afirmar que «Fialho foi o primeiro escritor que levou para a Literatura o Alentejo e o seu drama»”, refere ao “Diário do Alentejo” (“DA”) Francisca Bicho.

 

O evento terá ainda um momento musical com Paulo Ribeiro. A obra será também apresentada amanhã, pelas 18:30 horas, no Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frades.

 

Os encontros literários pretendem convidar o leitor a conhecer a vida e obra do escritor nascido em Vila de Frades e incentivar a leitura das suas produções literárias publicadas em vida e postumamente, em particular deste livro, o “Caderno de Viagens, Galiza – 1905”.

 

A AFA contará, ainda, com outros eventos literários, sendo o próximo com o escritor João Taborda, autor do livro “O tocador deflauta e as origens da Vila Alva”, localidade ao qual se tem dedicado a investigar e a escrever, no dia 4 de junho.

Comentários