A Incubadora da Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA) está a promover, até este sábado, uma iniciativa de promoção e sensibilização dos projetos desenvolvidos e da sua importância para a região.
Texto Ana Filipa Sousa de Sousa
O “Open Week IISBA”, a decorrer desde dia 2 de maio, visa dar a conhecer “a noção real” do trabalho realizado e do “impacto direto” que a Inovação Social tem na vida das populações do concelho de Beja. O projeto “ComVida”, que pretende fomentar um espírito em torno do envelhecimento ativo, foi um dos escolhidos para se apresentar, através de uma “mega aula” de exercício físico que juntou seniores, alunos das escolas profissionais e do pré-escolar no Parque da Cidade, em Beja.
Durante os últimos dias realizaram-se atividades de gastronomia tradicional, ciência, desporto, artes tradicionais e outros fóruns temáticos que culminarão hoje e sábado no “Impact Bootcamp IISBA”, resultante de uma parceria com a IES – Social BusinessSchool.
João Cascalheira, coordenador do IISBA, antecipa ao “Diário do Alentejo” que espera que esta semana termine com “um sucesso” não só para a Incubadora Social, mas principalmente para as pessoas. Servindo para melhorar as suas qualidades e bem-estar de vida através de programas sociais pensados propositadamente para um território com baixa densidade populacional e, consequentemente, com uma oferta reduzida.
A IISBA é um projeto público do Portugal Inovação Social promovido pelo Centro Social Nossa Senhora da Graça de Baleizão,tendo como investidor social a Câmara Municipal de Beja, e em funcionamento desde dezembro de 2018. Este conta ainda com o Instituto Politécnico de Beja, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), o Banco Montepio e a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) como parceiros.