Diário do Alentejo

FITA apresentado em Madrid

21 de abril 2022 - 15:50

Festival de Teatro do Alentejo contará com cerca de 20 produções, terá Espanha como país convidado e arranca a 5 de maio em Beja e Aljustrel.

 

Entre 5 e 14 de maio, em 11 concelhos alentejanos, vai decorrer o Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA). A edição deste ano, que foi apresentada na passada terça-feira em Madrid, na residência oficial do Embaixador de Portugal em Espanha, contará com cerca de 20 espetáculos, entre teatro e dança, de companhias e artistas de oito países (Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, México, Moçambique, Portugal e Uruguai).

 

Sendo a primeira vez que o FITA tem um país convidado, a escolha recaiu na Espanha, “de onde virão cinco companhias”, sublinhou o diretor artístico do festival e da promotora do mesmo, a Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, António Revez.

 

“É uma aposta clara no reforço da internacionalização do FITA, na criação de elos de ligação entre os dois países da Península Ibérica através da arte e da afirmação [do festival no contexto da cultura ibero-americana”, afirmou António Revez em declarações à agência Lusa.

 

No distrito de Beja, o FITA passará por Aljustrel, Beja, Ferreira do Alentejo, Mértola e Vidigueira, com os restantes espetáculos a serem apresentados em Arraiolos, Campo Maior, Grândola, Ponte de Sor, Santiago do Cacém e Viana do Alentejo. Ao longo dos 10 dias de programação do festival, com uma perspetiva ibero-americana, pretende-se “mostrar teatro” e "estimular, provocar e educar para as artes no Alentejo", sublinhou o diretor artístico do certame. Para António Revez, não se pretende que o FITA seja, apenas, “uma mostra teatral, com objetivos meramente recreativos e comerciais”, mas também “um espaço de diálogo, de questionamento e impulsionador de colaborações artísticas entre os participantes". Para além dos espetáculos, o festival vai incluir uma programação paralela composta por conferências, conversas informais e concertos.

 

O arranque do festival acontece praticamente em simultâneo no próximo dia 5 de maio. Em Beja, a companhia espanhola Teatro Clásico de Sevilla vai apresentar o espetáculo “La Odisea de Magallanes - Elcano”, a partir das 21:00 hora, no Teatro Municipal Pax Julia. Já em Aljustrel, a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea vai estrear o espetáculo “Pausa forçada”, no Cine Oriental, a partir das 21:30.

 

O encerramento do FITA, no dia 14 de maio, terá lugar em Beja, com o espetáculo “Elektra.25”, da companhia espanhola Atalaya, a partir das 21:00 horas, também no Teatro Municipal Pax Julia.

Comentários