Diário do Alentejo

Festival Sabores do Borrego regressa a Castro Verde

31 de março 2022 - 14:55

De 1 a 3 de abril, e após um interregno de dois anos, Castro Verde acolhe, novamente, o Festival Sabores do Borrego, evento festivo de afirmação da agricultura e pecuária do concelho, valorizador da economia e celebrador do convívio entre as pessoas.

 

Texto José Serrano

 

O Festival Sabores do Borrego regressa a Castro Verde, ao Largo da Feira, de 1 a 3 de abril, depois de um interregno de dois anos, consequente das medidas sanitárias de combate à covid-19. O certame, organizado pela Câmara de Municipal Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores Pecuários – Carnes do Campo Branco, pretende afirmar-se como um momento de valorização e afirmação da agricultura e da pecuária do concelho, promovendo um dos produtos mais emblemáticos da região do Campo Branco e das festividades pascais – o borrego.

 

António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, sublinha a importância deste momento, que assinala “a retoma dos grandes eventos culturais” ao concelho, dando continuidade “a um trabalho de grande valorização da ruralidade, da agricultura e dos agricultores”. Um festival, acentua, de “celebração da vida no campo” e de “tudo o que a essa vida está associado”.

 

Assim, refere o autarca, “as expetativas são as melhores”, para esta que se constitui como a terceira edição do certame, refletidas na aposta da organização “no programa do festival”, na criação de “novas dinâmicas” promotoras da “identidade rural” e na expansão da área de exposição e do número de expositores, que, comparativamente à última edição, “mais do que duplicam”.

 

Uma aposta na continuidade do “processo de consolidação do festival”, enquadrada na dinâmica de crescimento do evento que, “desde a sua criação”, proporcionou uma “grande afluência de visitantes e uma extraordinária aceitação por parte de todas as pessoas” e que possibilitará, este ano, apresentar “um festival com um espaço capaz de acolher “cerca de 60 expositores, provas gastronómicas, várias tasquinhas, espaço de showcooking, um restaurante com capacidade para 100 pessoas, palestras e demonstrações a vários níveis, nas áreas temáticas ligadas à agricultura e à vida no campo, tais como o pastoreio ou tosquia”.

 

Paralelamente ao festival, entre os dias 1 a 10 de abril, decorrerá, em Castro Verde, a Semana Gastronómica do Borrego, em que 15 restaurantes do concelho aderentes irão “pôr na mesa” pratos confecionados à base de borrego.

 

O presidente da Câmara de Castro Verde informa também que, no âmbito das medidas de combate à covid-19, “à semelhança do que sempre fizemos noutros momentos, ao longo desta pandemia, assumimos a saúde dos nossos cidadãos como a grande prioridade, em qualquer circunstância, e, como tal, as restrições de saúde pública que sejam recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, serão aquelas que, de modo intransigente, iremos cumprir, no momento do festival”.

Um certame que o autarca deseja poder constituir-se como “uma festa de encontro das pessoas, ávidas de conviver e de celebrar a vida”.

Comentários