Diário do Alentejo

Nova edição do catálogo de selos já está à venda

31 de março 2022 - 11:41

Texto Geada de Sousa

 

A 34ª edição do catálogo Mundifil de Selos Postais de Portugal – Açores e Madeira 2022 já está à venda desde meados de janeiro. Com orientação técnica de J. Miranda da Mota da Association Internacionale des Experts en Philatelie este especialista tem-nos surpreendido com a qualidade que imprime a esta publicação indispensável a todos os filatelistas iniciados ou avançados.

 

Na “Nota Prévia” desta nova edição o editor não deixa de chamar a atenção para o facto de se ter dado “continuidade ao trabalho de introdução de novos dados, do registo dos motivos dos selos, da inclusão de mais variedades e de mais esquemas, além da ampliação de desenhos já existentes para facilitar a identificação dos tipos dos selos clássicos, tendo em vista procurar enriquecer o conteúdo do catálogo para servir cada vez melhor os interesses e necessidades dos filatelistas de todos os níveis.” Nesta nota também se chama a atenção para a inclusão de novos dados nos “selos tipo e as variedades das emissões dos Açores, da Madeira, dos Distritos Administrativos Insulares, de Imposto Postal e Telegráfico e de Porte Franco” que passaram a estar identificados por um número e uma letra.

 

O seu preço de venda ao público é de 40€ (mais os portes se for caso disso) e pode ser adquirido em qualquer casa de comércio filatélico.

 

FPF EM REUNIÃO MAGNA

 O Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia – Associação Promotora de Desporto (F.P.F.-APD), reuniu-se em Sessão Ordinária, pelas 10:30 horas no passado dia 26 de março, na Sala Czar do Lisbon Hotel (Av. Almirante Reis, 103 em Lisboa).

 

Da Ordem de Trabalhos destacamos o seu ponto 5: Eleição dos Corpos Sociais para o período de 2022 a 2026. Após a conclusão dos trabalhos do Congresso estava marcado a entrega a  João Soeiro o galardão de “Filatelista Eminente” que lhe foi outorgado no congresso realizado em março de 2021.

 

 A lista que se vai submeter ao escrutínio foi proposta pela Confraria Timbrológica Meridional “Armando Álvaro Boino de Azevedo”, agrupamento sedeado em Évora e cujo presidente de direção é João Soeiro. Os seus diferentes órgãos serão presididos por: Mesa do Congresso, Presidente - Eduardo José Moreira Oliveira e Sousa; Direção, Presidente - Pedro Marçal Vaz Pereira; Conselho Fiscal, Presidente - António Manuel Pimentel Perestrelo Cavaco; Conselho Jurisdicional, Presidente – Pedro Miguel Firmo Henriques; Comissão Disciplinar, Presidente - José Joaquim Jorge de Oliveira.

 

Comentários