Diário do Alentejo

Novo percurso interativo no Castelo de Beja

21 de março 2022 - 11:00

O novo percurso interativo de Beja representa um investimento de 60 mil euros, comparticipado a 85 por cento pelo Portugal 2020 e pelo FEDER.

 

Texto Ana Filipa Sousa De Sousa

 

A Câmara Municipal de Beja apresentou, no passado dia 5 de março, o novo percurso interativo do Castelo de Beja com oito funcionalidades em vídeo com ilustração e animação digital com o antes e o depois de quatro zonas do castelo, o mapa da cidade com as muralhas durante a Idade Média e a sua proposta de reconstituição.

 

Os visitantes podem agora usufruir “desta experiência autonomamente” e conhecer várias curiosidades sobre Beja, como o jogo do moinho, as marcas de canteiro, a cronologia dos principais acontecimentos da cidade e jogos de perguntas e respostas sobre o seu passado.

 

O projeto, financiado pelo Portugal 2020 e pelo FEDER a 85 por cento, contou com a participação de António Paisana, Nuno Pessoa e Pedro Guerreiro na ilustração e animação digital.

 

“Embora a beleza do castelo e da sua torre de menagem justifiquem, só por si, uma visita, pretendeu-se com este projeto dotar o monumento, símbolo da cidade e referência incontornável do nosso património, de conteúdos didáticos e culturais que ofereçam ao visitante uma experiência memorável, ao mesmo tempo que proporcionam a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a fascinante história de Beja”, revela a “Diário do Alentejo” o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.

 

Esta iniciativa, que pretende dar a conhecer “o local no ano de 1400”, vem na sequência de “outros investimentos que têm sido feitos na preservação, valorização e promoção do património da cidade de Beja”, nas muralhas do castelo, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano e no Museu Jorge Vieira, bem como a instalação de sinalização turística.

 

A autarquia anuncia ainda que desde o passado dia 18 de abril está disponível aos visitantes do Castelo de Beja um suporte de realidade virtual e, brevemente, a plataforma Platura de turismo acessível no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano e no Museu Jorge Vieira, um programa desenvolvido pela associação 100sentidos, composta por professores de educação especial e informática.

Comentários