Dez locais do concelho alentejano de Vidigueira já têm dispositivos eletrónicos de sinalização turística inteligente, para que os turistas possam consultar ofertas de destinos, construir viagens à medida e reservar alojamentos e atividades.
Os dispositivos foram instalados pela Câmara Municipal de Vidigueira, através de um projeto que implicou um investimento de cerca de 28 mil euros, refere o município.
Trata-se de um projeto de sinalização turística inteligente, que é “bastante abrangente e tecnológico no que respeita a sinalização, informação e georreferenciação de recursos turísticos”, frisa a autarquia.
Segundo o município, a sinalização destina-se à visitação pedonal e permite a turistas consultarem a oferta cultural e turística de cada destino, construírem “viagens à medida” e reservarem alojamentos e atividades, “através de um serviço inovador denominado Inventrip, com informação personalizada”.
O serviço baseia-se numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados ‘beacons’, além de placas de sinalização turística e mupis (mobiliário urbano para informação).
Os ‘beacons’, que “fornecem informação atualizada aos visitantes”, estão disponíveis no Centro do Património e Turismo de Vidigueira e no Centro Interpretativo do Vinho de Talha, situado em Vila de Frades.
Após ser descarregada uma aplicação, a aproximação aos ‘beacons’ de ‘smartphones’, com sistemas operativos Android ou IOS, “permite obter informação adicional e ligação a outros pontos de interesse”.
Já as placas de sinalização turística e os ‘mupis’ estão disponíveis no Largo da Matriz e no Complexo de Piscinas Municipais Carlos Goes, na vila de Vidigueira, e em seis igrejas do concelho. Trata-se das igrejas de Santa Catarina, em Selmes, São Cucufate, em Vila de Frades, São Pedro, em Pedrógão do Alentejo, Misericórdia de Vidigueira, Nossa Senhora das Relíquias, em Alcaria da Serra, e Santa Brígida, em Marmelar.
No âmbito de uma candidatura da Associação Transfronteiriça dos Municípios do Grande Lago de Alqueva, o projeto foi financiado em 85% pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar.