Diário do Alentejo

Espaço do Tempo abre concurso para nova direção artística

11 de janeiro 2022 - 14:00

A estrutura cultural O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, lançou um concurso internacional para a nova direção artística, e o período para a apresentação de candidaturas prolonga-se até ao dia 11 de fevereiro.

 

Segundo a estrutura cultural, o concurso internacional visa escolher a direção artística do Espaço do Tempo para o período 2023-2027, com possibilidade de renovação, tendo o contrato de trabalho início no dia 01 de outubro deste ano.

 

Lançado na passada sexta-feira (07/01), o procedimento concursal segue-se ao anúncio da saída da direção artística do Espaço do Tempo do coreógrafo Rui Horta, de 64 anos, prevista para este ano.

 

Numa mensagem publicada nas redes sociais da estrutura artística, o coreógrafo assinala que 2022 será “um ano de grande mudança no Espaço do Tempo”, pois deixará a direção artística “desta bela história construída ao longo de 22 anos”. Sublinhando que este ano será “o ano em que alguém, certamente muito qualificado, tomará conta dos destinos de uma organização que é um porto de abrigo para dezenas de criadores e criadoras, um espaço de reflexão, invenção e tantas vezes disrupção”.

 

Rui Horta promete, para o “último ano” como diretor artístico de O Espaço do Tempo, a abertura de um novo “espaço de grandes dimensões” destinado a “criações de maior escala”, antes do regresso da estrutura ao Convento da Saudação, que está em obras.

 

Através deste concurso, O Espaço do Tempo indica que procura alguém “com amplo conhecimento nas áreas de teatro, dança e performance e uma compreensão clara do ambiente transdisciplinar em que atuam, capaz de identificar talentos, realizando programações relevantes e inovadoras”.

 

“O futuro diretor/a deverá ter um conhecimento dos desenvolvimentos mais atuais no campo das artes performativas”, possuir “contactos internacionais com artistas e programadores” e demonstrar “um interesse e um compromisso para com o desenvolvimento dos percursos dos artistas”, salienta.

 

Entre outras capacidades, a estrutura realça que pretende uma pessoa que seja capaz de “desenvolver relacionamentos com um amplo número de artistas relevantes, tanto emergentes como estabelecidos, promovendo a curadoria de um programa anual de cerca de 80 residências nacionais e internacionais nas áreas de dança, teatro e performance, com possíveis extensões às artes visuais e música”.

 

“O candidato/a deverá demonstrar capacidade de selecionar e organizar uma programação anual com cerca de 25 eventos, mantendo relações de proximidade com a comunidade local, através de uma presença no terreno capaz de criar uma dinâmica cultural e artística que reflita as especificidades e potencialidades do território”, acrescenta.

 

Os interessados devem enviar a candidatura, até às 23:59 do dia 11 de fevereiro de 2022, para o endereço de correio eletrónico pedro.mendes@oespacodotempo.pt.

 

O centro artístico e cultural de O Espaço do Tempo funciona provisoriamente numa antiga oficina, na cidade de Montemor-o-Novo, a Oficina Magina, por estarem a decorrer obras de reabilitação no Convento da Saudação.

 

Criado em 2000, O Espaço do Tempo é um centro multidisciplinar de residência e experimentação artística que serve de apoio a criadores nacionais e internacionais.

Comentários