Diário do Alentejo

Barrancos quer dar a conhecer o seu dialeto

21 de dezembro 2021 - 15:20

A Câmara Municipal de Barrancos pretende criar um centro interpretativo para dar a conhecer o barranquenho e promover a investigação relacionada com o dialeto, revela o autarca, Leonel Rodrigues.

 

O Centro de Interpretação e Conhecimento do Barranquenho é uma das medidas que o município prevê desenvolver para “assegurar o futuro” do falar típico do concelho, explicou o presidente. Este pretende ser um espaço para a investigação e o desenvolvimento de projetos e deverá “concentrar” todo o conhecimento existente e os estudos feitos sobre o barranquenho. Assim como, “permitir ao visitante ouvir”, através de registos vídeo e áudio, “conhecer e perceber algo de barranquenho”.

 

Segundo o autarca, o dialeto barranquenho “é muito” fruto da “oralidade e ainda está a desenvolver-se a componente de filologia”, ou seja, o estudo numa perspetiva de história literária e gramatical. “Ainda é uma questão muito de falar”, porque o estudo da escrita “está em desenvolvimento”, nomeadamente com o objetivo de ser criado o dicionário do barranquenho, no âmbito de um projeto que envolve a Universidade de Évora e o município, indica.

 

O projeto deverá ser colocado em prática ao longo do atual mandato e estará incluído no orçamento da Câmara de Barrancos para 2022.  Esta valência deverá nascer no edifício do antigo centro de saúde da vila, situado ao lado do Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos.

 “É preciso avaliar e projetar, ao detalhe, aquilo que tecnologicamente ou de forma museológica pode ser implementado no espaço [do edifício], para que o centro seja visitável e também um complemento” àquele museu, explica.

 

Para “assegurar o futuro” do barranquenho, além da criação do centro e do dicionário, o município também pretende criar atividades extracurriculares nas escolas e promover iniciativas, como congressos, para dar a conhecer estudos relacionados com o falar típico do concelho, acrescenta o autarca.

 

Recorde-se que recentemente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma sobre o reconhecimento e proteção do barranquenho e da sua identidade cultura.

 

Segundo a Câmara de Barrancos, o barranquenho é o resultado do contacto entre o português meridional (o alentejano) com fortes traços das variedades meridionais espanholas (da Andaluzia e da Estremadura).

A origem do barranquenho estará ligada aos assentamentos de súbditos do reino de Castela na Idade Média à volta do Castelo de Noudar, em Barrancos.

Comentários