Diário do Alentejo

Cuba: Praia do ecoparque deverá abrir este verão

14 de junho 2021 - 09:40

A praia fluvial de Albergaria dos Fusos, integrada no Ecoparque do Alentejo Central que está a ser construído no concelho de Cuba, deverá abrir ainda neste verão. A Câmara Municipal espera ter concluídas as restantes valências até ao final do ano. Com a concretização do projeto, que já está a dinamizar o mercado imobiliário nas povoações sob maior influência da infraestrutura, o presidente da autarquia diz que ficam criadas as condições para colocar o concelho de Cuba “nos roteiros do turismo náutico, do ‘birdwatching’ e do autocaravanismo”.

 

Texto Nélia Pedrosa

 

A praia fluvial do Ecoparque do Alentejo Central, que está a ser construído na barragem de Albergaria dos Fusos, no concelho de Cuba, deverá ser inaugurada ainda neste verão. As outras componentes do projeto deverão estar concluídas até ao final do ano, avança, ao “Diário do Alentejo”, o presidente da Câmara Municipal de Cuba.

 

Segundo João Português, a obra encontra-se “a decorrer dentro da normalidade possível na atual conjuntura e com os cuidados permanentes em concretizar o projeto em pleno respeito pelo espaço envolvente”. O investimento total do ecoparque está estimado em 591 990 euros, sendo comparticipado pela Turismo de Portugal em 278 000 euros. O restante é suportado pela câmara.

 

O autarca releva ainda que o projeto tem despertado interesse nas pessoas, comprovado pela “quantidade de contactos dirigidos ao município para questionar sobre as valências do equipamento e a sua data de inauguração”, assim como “pela dinâmica do mercado imobiliário que se verifica nas povoações sob maior influência da infraestrutura, muitas das aquisições com o objetivo da criação de alojamentos locais”.

 

Perante “estes sinais”, diz, é expectável “uma grande afluência nesta época balnear à praia de Albergaria dos Fusos, muito provavelmente potenciada pela curiosidade em relação a um equipamento que se constitui como inovador no território, que será gerida de acordo com as regras previstas e aplicáveis a todas as áreas de recreio balnear”.

 

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL

 

O Ecoparque do Alentejo Central, que ocupa uma área de cerca de seis hectares, visa a valorização do património natural através da oferta de atividades turísticas “que concorram para a fruição sustentável desse património e para o posicionamento de Portugal como destino competitivo para a prática de desportos náuticos não poluentes, como a canoagem e o ‘stand up padle’, para a prática do BTT e da caminhada e para a observação da natureza”.

 

João Português reforça que o “produto turístico” integra “a valorização do património natural existente e os recursos endógenos do território, visando disponibilizar ao turista um parque ecológico, uma rede de percursos e informação em formato físico e digital referente ao património natural e cultural e aos produtos turísticos existentes na região”.

 

Para além da praia fluvial, o complexo incluirá, assim, um centro para apoio à prática de desportos náuticos; um centro de BTT e ‘cycling’ e pesquisa multimédia com balneários e uma oficina para apoio e dinamização do turismo ligado à prática da modalidade; uma área de serviço para autocaravanas; uma torre de observação de aves; e um bar de apoio.

 

O autarca acrescenta que se pretende dotar o concelho de Cuba de produtos “que preencham uma lacuna existente na oferta turística ao longo do ano”. Se nos períodos do inverno e da primavera o concelho dispõe de produtos turísticos capazes de atrair públicos, diz, “faltava ao concelho e a este território”, principalmente no verão, “um produto turístico de natureza capaz de trazer visitantes e, simultaneamente, aumentar a sua estadia”.

 

João Português considera que ficam assim criadas as condições para colocar o concelho de Cuba “nos roteiros do turismo náutico, do autocaravanismo e do ‘birdwatching’, tornando o concelho apetecível para a criação de negócios do setor turístico, que muito contribuirão para o desenvolvimento socioeconómico do concelho”.

Comentários