Diário do Alentejo

Évora: Encontradas capelas de antigo mosteiro

23 de abril 2021 - 21:00

As fundações de 14 pequenas capelas que integravam um mosteiro parcialmente demolido, em Évora, foram postas a descoberto durante escavações arqueológicas no pátio de uma escola básica, tornando possível um novo entendimento sobre o antigo edifício.

 

“Há descrições muito sumárias, breves e extremamente incompletas do mosteiro antes da demolição, mas nenhuma delas fala destas capelas”, disse Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora. Esta descoberta, sublinhou, fornece elementos que permitem “perceber toda a dimensão do mosteiro e não apenas parte dele”, assim como “um hábito de celebração religiosa que existia e que também não havia registo de ter existido”.

 

Segundo o município, as escavações arqueológicas foram realizadas na Escola Básica de São Mamede, situada no centro histórico da cidade, no âmbito de obras que decorrem no edifício escolar desde 2018.

 

A escola e os Serviços Académicos da Universidade de Évora, explicou o funcionário do município, funcionam numa parte do antigo Mosteiro de Santa Mónica, tendo uma outra sido demolida em 1916. Durante as escavações, foi encontrada “uma estrutura longitudinal com uma dimensão aproximada de 20 metros de comprimento e 2,5 metros de largura” no chamado “pátio intermédio” da escola.

 

O interior desta estrutura, descreveu Ricardo Sarmento, é formado por “um conjunto de 14 espaços de dimensões praticamente homogéneas”, em que cada um deles tem “1,40 metros por dois metros e a mesma organização espacial”.

 

De acordo com o responsável, este conjunto está associado a uma função religiosa, denominada “Passos da Via Sacra”, em que “cada um tem um pequeno altar, onde estaria representada cada uma das etapas da Paixão de Cristo”.

 

“Na Páscoa ou noutras alturas em que era necessário, as freiras que estavam no Mosteiro de Santa Mónica faziam a procissão da Via Sacra e passavam pelas 14 capelas”, referiu.

 

A Câmara de Évora adiantou que foi realizado o levantamento fotogramétrico das estruturas. Quanto às obras na escola básica, visam dotar o edifício de “melhores condições” de utilização, nomeadamente através da requalificação e ampliação do espaço no antigo claustro e pátio intermédio.

Comentários