Diário do Alentejo

Covid-19: Total de mortes em lar de Mértola sobe para 16

08 de janeiro 2021 - 12:00

O total de mortes provocadas pelo surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, subiu para 16, com a morte de mais três utentes. As três vítimas mortais mais recentes são duas idosas que morreram no hospital de Beja e um idoso que morreu na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) daquela vila, precisou José Alberto Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM).

 

Devido ao surto no lar, já foram infetadas 101 pessoas com o vírus que provoca a doença covid-19, nomeadamente 65 utentes - 16 dos quais morreram - e 36 funcionárias. Atualmente, há 49 utentes infetados, sendo que quatro estão internados no hospital de Beja e os restantes alojados na ZCAP de Mértola, criada no Pavilhão Desportivo Municipal da vila, referiu.

 

De acordo com o provedor, para assegurar a prestação dos cuidados aos utentes, a equipa de funcionários do lar já foi reforçada com o apoio da Câmara de Mértola e da Segurança Social em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa.

 

O município contratou, a uma empresa de prestação de serviços, uma equipa de 10 trabalhadores especializados e a Segurança Social, em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa, destacou 15 trabalhadores de apoio para a prestação dos cuidados aos utentes do lar.

 

Segundo divulgou hoje a SCMM, na quarta-feira, profissionais do Centro de Saúde de Mértola e dois médicos do hospital de Beja avaliaram os utentes que estão na ZCAP. E, desde hoje, o Centro de Saúde de Mértola está a disponibilizar enfermeiros para integrarem os turnos da tarde e da noite na ZCAP.

Comentários