Diário do Alentejo

Covid-19: Duas mortes no lar da Misericórdia de Sines

29 de outubro 2020 - 22:00

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 na Misericórdia de Sines, Setúbal, subiu hoje de um para dois, com a morte de um utente, tendo ainda sido detetados seis novos infetados,.

 

A vítima mais recente deste surto é uma idosa, com mais de 80 anos, que se encontrava hospitalizada, desde domingo, no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, onde, na segunda-feira, já tinha falecido uma outra utente.

 

“Além de ser uma pessoa de alto risco, devido ao seu estado de saúde, apresentava também comorbilidades” refere a Câmara Municipal de Sines, Autoridade de Saúde Pública local e Misericórdia de Sines.

 

Com esta morte subiu para dois o número de óbitos deste surto de covid-19 na instituição, que identificou mais seis novos casos de infeção com o novo coronavírus Sars-Cov-2, em resultado dos 284 testes realizados esta quarta-feira a residentes e trabalhadores de várias valências da Misericórdia de Sines.

 

“Dos 284 testes à covid-19, realizados durante o dia de ontem [quarta-feira], foi detetado um utente positivo, na área onde foram detetados os primeiros dois casos, não se registando casos positivos entre os residentes das restantes alas e valências da instituição”, explicam as três entidades.

 

Relativamente aos trabalhadores testados “há a registar mais cinco novos casos positivos”, fazendo subir para 50 o número total de casos deste surto, dos quais 38 utentes (dois óbitos) e 12 funcionários da instituição.

 

De acordo com os responsáveis, “a existência de funcionários infetados e em isolamento profilático exige que sejam providenciados meios complementares para o regular funcionamento da instituição”, estando a Segurança Social “a assegurar a disponibilização de recursos humanos para auxiliar nos cuidados aos residentes do lar”.

 

No comunicado, a Câmara de Sines garante “todas as condições logísticas para o acolhimento dos meios humanos disponibilizados pela Segurança Social” e o apoio financeiro à Misericórdia “no sentido de serem contratualizados os serviços especializados complementares para o normal funcionamento das valências”.

 

Por seu lado, a instituição de apoio social decidiu suspender novamente todas as visitas e disponibilizar uma linha telefónica dedicada à prestação de informações aos familiares dos residentes.

Comentários