Diário do Alentejo

Grândola: Obras revelam achados arqueológicos

21 de agosto 2020 - 16:20

As obras de reabilitação dos antigos Paços do Concelho de Grândola revelaram vários achados arqueológicos, como uma sepultura e um silo com “abundante material” que será exposto ao público.

 

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Grândola, os trabalhos, que estão a decorrer com acompanhamento arqueológico, permitiram identificar “uma sepultura pertencente a um indivíduo inumado no século XVI ou XVII”, tendo sido também escavado “um silo com cerca de 1,5 metros de profundidade".

 

“O silo contém no seu interior abundante material arqueológico, constituído maioritariamente por cerâmicas, metais, moedas, vidros, ossos de animais e conchas", relatou a autarquia.

 

Durante os trabalhos, foram ainda expostas "três paredes levantadas segundo o sistema de gaiola pombalina”, construídas após o terramoto de 1755, “de forma a compartimentar o espaço e adaptá-lo para acolher os aposentos do carcereiro e do oficial de diligências do administrador do concelho".

 

"Algumas curiosidades do edifício estão também a ser reveladas, como algumas fendas nas suas paredes estruturais provocadas provavelmente pelo terramoto de 1755", acrescentou a autarquia, segundo a qual o estudo deste material permitirá “uma viagem sem precedentes ao quotidiano das gentes que viveram em Grândola nesta época".

 

Depois de tratado e analisado, o espólio arqueológico irá ser exposto ao público.

Comentários