Diário do Alentejo

Castro Verde: Terceira fase de obras na Basílica

07 de agosto 2020 - 10:10

A terceira fase das obras de requalificação da Basílica Real de Castro Verde, no distrito de Beja, arranca no dia 17 deste mês, num investimento de 45.000 euros.  Segundo o padre Luís Miguel Fernandes, a terceira fase das obras na basílica, fundada no século XIII e reconstruída no século XVIII, prevê a recuperação do teto do coro alto e do nártex e arcos adjacentes.

 

No teto do coro alto estão previstos, entre outros, trabalhos de fixação e consolidação das camadas policromas, a consolidação do estuque, das argamassas e dos tijolos de suporte e a colmatação de fendas. A intervenção no teto do nártex e arcos adjacentes inclui a consolidação das argamassas do suporte, a colmatação de fendas e a colocação de uma camada de proteção.

 

O pároco de Castro Verde indicou que será ainda recuperado algum do mobiliário existente no interior da basílica, nomeadamente o guarda-vento, porta da capela batismal, tampa da pia batismal e balaustradas.

 

As obras da terceira fase da requalificação da Basílica Real de Castro Verde têm um prazo de duração de cinco meses e contam com um apoio direto de 10 mil euros por parte do município, que vai ainda assumir as despesas com o alojamento dos técnicos (mais 9.000 euros).

 

A paróquia tem também garantidas comparticipações financeiras para a obra da União das Freguesias de Castro Verde e Casével (2.000 euros) e da Associação de Agricultores do Campo Branco e Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar (6.000 euros entre as duas instituições).

 

A primeira fase das obras, realizada no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, foi inaugurada em dezembro de 2019 e incluiu a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total da basílica. A intervenção, avaliada em 65.000 euros, foi financiada pelo município em 28.285 euros, pelo Governo em 26.225 euros e pela União de Freguesias e pela Paróquia de Castro Verde em 5.245 euros cada.

 

A segunda fase, ainda por concretizar, já tem financiamento comunitário assegurado (85%) e vai implicar um investimento de 381.300 euros e incluir uma intervenção de conservação e restauro do teto pintado em madeira da basílica.

 

A Basílica Real, que foi fundada no século XIII e reconstruída no século XVIII, é a homenagem de D. João V a Castro Verde, onde se travou a batalha de Ourique, decisiva para afirmar Portugal como reino independente.

Comentários