Diário do Alentejo

Câmara de Avis lança concurso para arte pública

02 de agosto 2020 - 16:00

A Câmara Municipal de Avis lançou um concurso para a criação de uma obra de arte pública destinada a homenagear o rei D. João I, a instalar no centro histórico da vila. 

 

A iniciativa pretende “promover a criação de uma peça de arte escultórica com três metros de altura, de caráter simbólico”, que evoque a memória do monarca que ficou conhecido como Mestre de Avis. A obra vencedora será instalada no Passeio do Mestre D. João I, no centro da vila. 

 

O concurso, a decorrer até 21 de dezembro, será aberto a todos os artistas plásticos nacionais que queriam apresentar “um projeto original, adequado à instalação num espaço de acesso público, com condições de resistência, durabilidade e segurança adequadas".

 

Todos os trabalhos que forem aceites no concurso irão integrar uma exposição pública, entre 25 de janeiro e 22 de fevereiro de 2021, na qual será mantido o anonimato dos autores e dada à população do concelho a oportunidade de votar na obra favorita.

 

O artista vencedor do concurso irá receber um prémio de 2.500 euros, valor que inclui o acompanhamento da execução da obra, caso não seja o próprio a executá-la, e a sua implantação no local.

 

O rei D. João I, filho de D. Pedro I, foi consagrado mestre da Ordem de Avis em 1364 por nomeação do seu pai e ocupou o trono da monarquia portuguesa entre 1385 e 1443, tendo sido o primeiro monarca da Dinastia de Avis.

Comentários