Diário do Alentejo

Santiago do Cacém: Exposição de 'patchwork' visual

02 de agosto 2020 - 16:40

As ruas da cidade de Santiago do Cacém acolhem uma exposição de 'patchwork' visual que propõe "uma experiência visual e sensorial" e remete para o universo têxtil.

 

A exposição "O olhar (fotografia) e o fazer (manipular)", patente em vários espaços públicos da cidade alentejana, nasceu do convite do município de Santiago do Cacém à Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL), no âmbito do evento Santiago Style Weekend 2020, que acabou cancelado devido à covid-19.

 

“No entanto, foi decidido manter a realização da exposição no âmbito da campanha de promoção do comércio tradicional”, indicou a autarquia.

 

Pelas mãos de 11 estudantes das licenciaturas em artes visuais e tecnologias, mediação artística e cultural e música na comunidade, da ESEL, foi criado “um 'patchwork' visual composto por imagens fotográficas que evocam diversos conceitos têxteis”, explicou a autarquia.

 

As imagens remetem para “as texturas, padrões, entrelaçar, torcer, enrugar, franzir, plissar, costurar, alinhavar, bordar, fiar, tecer e vincar”, relacionando o “pensamento têxtil” com outras áreas, como a da fotografia.

 

O projeto resultou em 50 painéis que podem ser apreciados na rotunda do Largo 25 de Abril, na rotunda do Largo Prof. António Vilhena (Largo do Barroso), na rua Prof. Egas Moniz e no edifício do Mercado Municipal de Santiago do Cacém, por tempo indeterminado.

 

A iniciativa é organizada pelo município que tem como parceiros a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra, o Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior Educação de Lisboa e a Associação do Comércio Indústria e Serviços de Turismo do Distrito de Setúbal.

Comentários