Diário do Alentejo

Beja cancela Palavras Andarilhas e Patrimónios do Sul

17 de junho 2020 - 18:00

A Câmara de Beja cancelou o festival Palavras Andarilhas, a feira Patrimónios do Sul e o primeiro orçamento participativo do concelho, apesar da situação epidemiológica da covid-19 estar “a evoluir de forma positiva”.

 

Numa nota enviada à imprensa, a autarquia do Baixo Alentejo explica que entendeu “não estarem reunidas ainda as condições” para o 16.º Festival Palavras Andarilhas, marcado para agosto, e ser “desaconselhada” a 3.ª feira Patrimónios do Sul, agendada para outubro, por ser “um evento que reúne um número significativo de pessoas” nas zonas de espetáculos e tasquinhas, o que “ainda não se recomenda”.

 

O município recorda que o Governo “não permite a realização de festivais de verão até final de setembro”, o que impede o Palavras Andarilhas, e que, no caso da feira Patrimónios do Sul, “os procedimentos de contratação pública teriam de se iniciar este mês”, o que não acontecerá "devido à incerteza” em torno da evolução da covid-19.

 

Quanto ao orçamento participativo, que não avançou porque “coincidiu com a fase inicial da pandemia”, a câmara alentejana entende que as assembleias “de caráter presencial” seriam “vitais” para o sucesso do projeto nos anos futuros, pelo que decidiu adiar a sua estreia para 2021.

 

No mesmo ano deverá regressar a feira Patrimónios do Sul, um evento que realiza habitualmente no parque de feiras e exposições da cidade, com entradas gratuitas, e que pretende apoiar o desenvolvimento e as culturas do sul de Portugal através da valorização dos seus patrimónios materiais e imateriais, tradicionais e inovadores.

 

Já o festival Palavras Andarilhas, que promove a leitura, a narração oral e a literatura, por ser um evento bianual fica com o seu regresso marcado para 2022. Apesar destas medidas, a autarquia de Beja reitera a intenção de “retomar a atividade cultural a partir de 01 de setembro”, reabrindo o Teatro Municipal Pax Júlia ao público, embora com o acesso “sujeito às regras e limitações que estejam em vigor nessa data”.

 

Também em setembro deverão retomar as atividades culturais complementares na Biblioteca José Saramago, no Centro UNESCO e na Casa da Cultura, onde continua patente uma exposição de banda desenhada de José Ruy até ao final deste mês.

Comentários