Diário do Alentejo

Festival Musibéria leva Cuca Roseta a Serpa

05 de junho 2020 - 17:10

Um palco móvel, instalado num camião que vai percorrer todas as freguesias do concelho de Serpa, para evitar aglomerações devido à covid-19, é a novidade deste ano do Festival Musibéria – Encontro de Culturas, no fim de semana. A fadista Cuca Roseta, no sábado, e o grupo Monda, no domingo, são as “estrelas” dos espetáculos ao vivo do evento, organizado pela Câmara de Serpa e adaptado aos “tempos” atuais, marcados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.

 

“Para nós [município] é muito importante [podermos] realizar esta iniciativa, não só porque é um evento muito emblemático do concelho, mas também porque havia esta oportunidade de levar às freguesias esta alegria”, após o período de confinamento ligado à doença covid-19, realçou a vereadora da Cultura, Odete Borralho.

 

Segundo a vereadora, “este formato com o palco móvel” permite que, “pela primeira vez”, o Festival Musibéria – Encontro de Culturas, que vai na 17.ªedição, ao invés de realizar-se apenas na sede de concelho, “visite” também todas as freguesias de Serpa.

 

“Este ano, aproveitámos esta fatalidade, estes constrangimentos” causados pela covid-19, para introduzir “esta novidade”, ou seja, levar espetáculos às freguesias através de um palco instalado “num camião que vai passar muito devagar”, disse a vereadora.

A autarquia explica que “o camião estará em andamento para que a população assista, da sua janela ou da sua porta, ao espetáculo, respeitando as regras de segurança e evitando concentração de pessoas”. A viatura “não para”, em cada atuação em cada terra, com a exceção a acontecer em Brinches.

 

“O camião vai ficar na estrada, com uma distância de segurança suficiente, e as pessoas vão poder assistir ao espetáculo a partir do Jardim Público”, mas só “com marcações prévias e com os devidos distanciamentos e o uso de máscaras”, alertou a vereadora.

 

O roteiro do programa de sábado, “abrilhantado” por Cuca Roseta, inicia-se às 17:00, em Vila Verde de Ficalho, rumando depois o palco e respetiva animação para Vila Nova de São Bento (17:30), Vale de Vargo (18:00), Pias (18:30), Brinches (19:00) e Serpa (19:30).

 

No domingo, é a vez de o palco com o grupo Monda “partir” de Brinches (17:00) e fazer o périplo por Pias (17:30), Vale de Vargo (18:00), Vila Nova de São Bento (18:30), Vila Verde de Ficalho (19:00) e Serpa (19:30), segundo o município.

 

O Musibéria – Encontro de Culturas conta também com uma versão ‘online’, através das redes sociais do município de Serpa, em que serão transmitidos em direto os espetáculos, bem como vários excertos de concertos de edições anteriores, nomeadamente com Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, Gabriel o Pensador, Jorge Palma e Sérgio Godinho, Camané, The Gift, Ana Moura e outros artistas nacionais e estrangeiros.

 

A iniciativa “Ecos poéticos de uma Península”, um encontro virtual de poesia ibérica, para a celebração da escrita, é outra das atividades da edição deste ano do certame, durante o fim de semana, com a participação de nove poetas, portugueses e espanhóis, e do escritor português Pedro Paixão.

Comentários