Diário do Alentejo

Alandroal adapta cultural às exigências da pandemia

29 de maio 2020 - 11:15

A Câmara de Alandroal está a preparar um programa cultural, adaptado às exigências de segurança devido à pandemia de covid-19, para animar o concelho durante os próximos quatro meses.

 

Denominada "Alandroal ConVida - Cultura em Casa", a iniciativa, que arranca em junho e que se prolonga até ao final de setembro, vai "levar atividades culturais diversas a todas as casas ou até às ruas das aldeias de todo o concelho".

 

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, disse que o município está ainda a construir a programação, adiantando que "existirá, pelo menos, uma atividade por quinzena em auditório”. A maioria dos espetáculos realiza-se no Fórum Cultural de Alandroal, com transmissão em direto através de uma rádio local e de plataformas digitais, estando previstos também pequenos eventos nas aldeias do concelho.

 

O novo programa cultural, adiantou, será constituído por atuações de artistas locais, envolvendo vários géneros de música, como fado e música clássica, além de poesia popular, conto, teatro e até cinema ao ar livre.  "A ideia é levar animação às aldeias do concelho, mantendo o distanciamento" recomendado pelas autoridades de saúde para "preencher o vazio" provocado pelo cancelamento de festas e espetáculos, devido à pandemia da covid-19.

 

João Grilo indicou, por exemplo, que a Banda de Música do Centro Cultural de Alandroal vai realizar espetáculos de rua, um pouco por todo o concelho, frisando que está prevista a presença de "menos músicos" em palco. Além de animar o concelho, a iniciativa também vai permitir "dar trabalho a um conjunto de pessoas que se dedica à atividade cultural" e que, por causa da pandemia, perderam rendimentos.

Comentários