Diário do Alentejo

Alentejo: Projeto quer “atenuar" prejuízos dos músicos

26 de maio 2020 - 18:15

A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar e o Musibéria lançaram um projeto para fomentar a criação musical e "atenuar efeitos" da pandemia de covid-19 em músicos do Alentejo, desafiando-os a compor músicas que poderão render-lhes receitas.

 

O cancelamento das apresentações de espetáculos "foi uma das primeiras medidas" decretadas para evitar a propagação do novo coronavírus que provoca a doença covid-19, "deixando sem rendimentos milhares de portugueses ligados às áreas do espetáculo", refere a Lendias d'Encantar.

 

"Muito provavelmente" as áreas do espetáculo serão "das últimas atividades económicas a retomar a normalidade" e, por isso, a Lendias d'Encantar, de Beja, e o Musibéria, de Serpa, juntaram-se para lançar o projeto "A minha casa é uma pauta" para "atenuar os efeitos" em músicos do Alentejo "da paragem da atividade artística em Portugal".

 

Trata-se de "um projeto de fomento à criação musical em tempos de isolamento" social, devido à covid-19, e que permite a músicos do Alentejo obterem "alguma receita", explicou a companhia, referindo que, desta forma, a iniciativa pretende "minimizar os graves efeitos económicos" que a pandemia "impõe aos criadores".

 

Segundo a companhia, o projeto, que conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, desenvolve-se em três fases, sendo que na primeira os promotores desafiam autores e músicos da região a comporem uma maqueta com uma ou duas músicas originais inspiradas na atual situação de pandemia e no que provocou no interior de cada um.

 

Os autores e músicos interessados em participar devem enviar a maqueta em formato digital para o endereço de correio eletrónico desconfina@gmail.com e até ao dia 15 de junho. Numa segunda fase, os promotores vão analisar as músicas apresentadas e selecionar 10 para serem gravadas no estúdio do Musibéria e depois publicadas em formato CD.

 

Na terceira e última fase do projeto, os promotores irão realizar um concerto para os respetivos autores e músicos apresentarem ao público as 10 músicas selecionadas. A organização do projeto garante o pagamento de 600 por cada uma das 10 músicas selecionadas e assegura as despesas de gravação, edição e publicação e do espaço e dos meios técnicos para o concerto de apresentação ao público das obras.

Comentários