Diário do Alentejo

Mostra de BD decorre em Odemira até março

24 de janeiro 2020 - 11:15
DRDR

A 14.ª edição da Bdteca – Mostra de Banda Desenhada de Odemira está a decorrer até ao mês de março, na Biblioteca Municipal José Saramago, numa iniciativa promovida pela Câmara de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos.


A iniciativa visa “divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada na região”.


O lançamento da 14.ª edição do Concurso Nacional de Banda Desenhada de Odemira, que “tem vindo a afirmar-se como um dos eventos de grande sucesso neste género literário” em Portugal, marcou o arranque da Bdteca.


O concurso, que pretende promover a banda desenhada junto dos públicos juvenil e adulto e a criatividade e a imaginação dos concorrentes, destina-se a todas as pessoas com 16 ou mais anos, as quais deverão entregar os trabalhos concorrentes até dia 14 de fevereiro. O concurso, cujas normas estão disponíveis no sítio de Internet da Câmara de Odemira, prevê a atribuição de prémios no valor de 500, 250 e 125 euros para os 1.º, 2.º e 3.º classificados, respetivamente.


No dia 7 de março serão anunciados os vencedores, entregues os prémios e inaugurada a exposição dos trabalhos da edição deste ano do concurso, que ficará patente ao público até dia 20 de março, na biblioteca.


Patente até ao dia 7 de fevereiro, também na biblioteca, está a exposição “Tiras de BD – Segura Net”, que visa alertar para os “perigos da Internet”, o cyberbullying nas redes sociais, o plágio e a proteção de dados. Segue-se, entre os dias 8 de fevereiro e 5 de março, a exposição de ilustrações do livro A Viagem do Elefante, de João Amaral, uma adaptação da obra homónima do escritor José Saramago. O livro A Viagem do Elefante será depois apresentado ao público escolar, no dia 21 de fevereiro, a partir das 10:30 horas, também na biblioteca municipal.


A exposição de ilustrações e a apresentação do livro A Viagem do Elefante vão marcar o início das comemorações dos 20 anos da Biblioteca Municipal de Odemira José Saramago, com as quais também se pretende homenagear o seu patrono e a sua obra.


A exposição “ComEdu: Comics for Education”, sobre o uso da banda desenhada como ferramenta na educação não-formal de jovens, estará patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, entre os dias 10 de fevereiro e 7 de março.


No dia 6 de março, às 10:00 horas, decorrerá um workshop de ilustração, intitulado “O teu sítio”, por Daniela Viçoso, Amanda Baeza, João Carola e Duarte Maria, dirigido a alunos do ensino secundário. Este grupo irá dinamizar, no dia seguinte, a 7 de março, às 14.00 horas, o workshop “Banda desenhada para pessoas que acham que não sabem desenhar”, dirigido ao público em geral.

Comentários