Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa
A feira “mais bonita”, “mais tradicional” e que “representa, com toda a simplicidade, o mundo rural”, regressa neste fim de semana à freguesia de Garvão, no concelho de Ourique, para dar a conhecer o setor agropecuário da região. Encontros de produtores, demonstrações, palestras, concursos, showcookings e espetáculos musicais são algumas das atividades propostas.
“Esta feira é muito importante para afirmar o mundo rural, é uma mostra das atividades agropecuárias que se praticam no nosso território e da excelência dos nossos produtos, [assim como] um [momento] de consolidar as preocupações que temos [sobre o mesmo]”. É desta forma que Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, um das entidades promotoras, apresenta o certame que hoje, sexta- -feira, arranca na localidade de Garvão.
Dedicado às atividades tradicionais, agrícolas e pastoris, a Feira de Garvão pretende dar a conhecer ao público “toda a simplicidade [do] mundo rural”, através da gastronomia, das exposições, do artesanato, das demonstrações de equitação, ordenha e tosquia, assim como dos encontros de cante alentejano e ao baldão. O programa tem início hoje, às 10:00 horas, com a ação de sensibilização “Era uma vez uma espécie protegida”, nas escolas do concelho, abrindo o certame as suas portas, no mesmo horário, com um encontro de produtores da raça garvonesa. Para mais tarde está ainda agendada a palestra “Raça garvonesa: Genética, uma nova era”, da responsabilidade da Associação de Agricultores do Campo Branco (10:30 horas), e o showcooking de carne bovina garvonesa com o chefe João Mourato (18:00 horas). No plano musical, o palco é inaugurado pelos músicos Emanuel Martins e Tânia (21:00 horas), seguindo-se Os Vizinhos (22:00 horas) e José Malhoa (23:30 horas).Amanha, sábado, dia 10, é a vez do 6.º Concurso de Alfeires de Porco Alentejano (10:30 horas), da palestra “O associativismo do Baixo Alentejo nos sistemas agrosilvopastoris de sequeiro”, promovido pela Associação de Criadores de Porco Alentejano (11:00 horas), e do 3.º Concurso Regional do Cão da Serra de Aires da Feira de Garvão, da responsabilidade da Associação do Cão de Serra de Aires (14:00 horas). Para o mesmo dia está também programada a tradicional corrida de touros, com a despedida e, consequentemente, passagem de testemunho do cabo dos Forcados Amadores de Cascais (17:00 horas)”.
Ao nível musical, sobem a palco os grupos corais Alma Alentejana e de Ourique (17:30 horas), assim como os artistas Ricardo Glória (21:00 horas), Zé Amaro (22:00 horas) e o grupo espanhol Raya (23:30 horas).
No último dia do certame, domingo, realiza-se uma prova equestre de ensino (10:00 às 18:00 horas) e o XXIII Concurso Regional de Garvão do Rafeiro do Alentejo, promovido pela Associação de Criadores de Rafeiro do Alentejo.Mais tarde, terá lugar o encontro de cante ao baldão (14:30 horas) – “muito característico da zona de Garvão e desta feira” –, e as atuações de Os Descendentes (16:00 horas) e Rosinha (17:30 horas).
Durante todo o certame será possível aos visitares assistirem a sessões de demonstração de empalhamento de garrafões e de cadeiras (hoje, às 10:00 e às 15:00 horas), de equitação (sábado, às 10:30 horas), de olaria (sábado, às 15:00 horas), de tecelagem em linho (domingo, às 10:00 horas), de ordenha (domingo, às 15:00 horas) e de tosquia de ovinos (domingo, às 15:30 horas). O presidente da câmara admite, por isso, que “são muitos os bons motivos para virem a Garvão durante estes três dias de feira” e que as expectativas são de “acolher muita gente vinda de fora” que “visite aquilo que é o nosso património, as nossas atividades culturais [e] agropecuárias”.
“Aquilo que nós esperamos é que seja um grande momento de afirmação do mundo rural do nosso concelho, das nossas atividades agropecuárias e que possa contribuir positivamente para a afirmação daquelas que são este conjunto de atividades que dão vida e dinâmica ao mundo rural”, conclui.
O certame é organizado em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano e as juntas de freguesia de Garvão e Santa Luzia.
A entrada é gratuita.