A apresentação do Cancioneiro de Serpa, hoje, 22, às 17:00 horas, na Livraria Férin, em Lisboa, marca o início de mais uma edição do Cante Fest, que comemora os cinco anos da elevação do cante a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco. A apresentação será acompanhada pelo Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, que também participa no Festival Super Bock em Stock, no mesmo dia, na Casa do Alentejo (20:00 horas).
As comemorações prosseguem amanhã, sábado, em Serpa. A grande novidade do Cante Fest deste ano é o seu alargamento a várias localidades do concelho, nomeadamente, as que têm no ativo grupos corais, com a realização de rotas do cante. A-do-Pinto, Pias, Serpa, Vale de Vargo, Vales Mortos, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho são as localidades onde o cante se fará ouvir no sábado. Também o centro histórico de Serpa recebe, no domingo, 24, a rota do cante, que conta com a participação de 14 grupos, locais e convidados.
O programa para amanhã reserva ainda a abertura da exposição “Descante”, na Casa do Cante (17:00 horas). Com organização da associação Fora da Gaveta, a mostra, que é uma homenagem ao cante, “tem um conceito multifacetado onde estão representadas várias áreas e conta com a participação de diversos artistas nacionais e internacionais”. O principal conceito foi desafiar os artistas a desconstruir o cante alentejano, “através de uma visão diferente do habitual e é constituído por documentário, cartoon, gravura, escrita, ilustração, pintura, cerâmica, serigrafia, fotografia, escultura, vídeo, som, música e, claro, cante alentejano”.
Na segunda-feira, 25, às 18:00 horas, será apresentado, na Casa do Cante, o Museu Centro Interpretativo do Cante, seguido do colóquio “Cante, entre a tradição e o turismo”, e, no dia seguinte, terá lugar a apresentação do relatório do Plano de Salvaguarda do Cante para a Unesco e o debate “Cinco anos após a inscrição do cante da Unesco – o que mudou?” (18:00 horas).
Para o último dia, 27, às 18:00 horas, no cineteatro municipal, está agendada a cerimónia oficial da comemoração do 5.º aniversário da inscrição do cante. Serão ainda entregues medalhas comemorativas aos grupos corais signatários da candidatura. A noite encerra com um concerto pelos grupos corais do concelho e o pianista Ariel Rodriguez, com direção de Armando Torrão.