Diário do Alentejo

Festival das Marias arranca com espetáculo de Adriana Calcanhoto

19 de novembro 2019 - 16:50
DR

Começa na quarta-feira, dia 20, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, numa coprodução da Cadac – Cia Alentejana de Dança Contemporânea e da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar.

 


Nesta primeira edição, o evento pluridisciplinar traz a seis localidades do Alentejo espetáculos de música, teatro e dança, além de diversas atividades dirigidas a todos os tipos de público.

 


O festival arranca no Pax Julia Teatro Municipal, com o concerto de Adriana Calcanhotto, artista brasileira que, pela primeira vez, inclui Beja na rota da sua digressão europeia, “fruto de parcerias internacionais estabelecidas pelo festival ao longo do último ano”, além da curadoria e colaboração de Adriana Bélic, promotora de espectáculos musicais “com quem a organização mantém, desde há alguns anos, uma relação de cooperação artística”, explica António Revez, diretor artístico do Festival das Marias.

 


O responsável alerta, no entanto, para a diversidade da programação: “Há muito mais para ver e apreciar: temos teatro do Uruguai e de Espanha, música do Chile e do Brasil, além de produções portuguesas”, acrescenta.

 


Além dos espetáculos, a organização preparou também “uma série de ações paralelas que visam a sensibilização de todos para a questão da igualdade de género”, nomeadamente, através de iniciativas com alunos do 1.º ciclo.

 


No dia 22, sexta-feira, terão lugar dois workshops nas escolas de Santa Maria e de Santiago Maior, em Beja, com a apresentação do livro Valente Valentina, com a presença das autoras Andreia Nunes e Rachel Caiano.

 


Leopoldina Almeida, diretora-geral do Festival das Marias acrescenta que “é importantíssimo que estes assuntos sejam abordados desde muito cedo, porque é uma realidade com que todos, meninos e meninas, se vão deparar num futuro muito próximo”.

 


O Festival das Marias integra também diversas exposições e ainda um mercado, a decorrer no primeiro fim de semana (de 22 a 24), onde mais de uma dezena de mulheres vai expor e comercializar variados artigos por si desenvolvidos, “numa ação com objetivos de empoderamento feminino”, conclui Leopoldina Almeida.

 


Além de Beja, recebem o Festival das Marias as localidades de Campo Maior, Cuba, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém.

 


O evento tem a sua inauguração oficial agendada para quarta-feira, dia 20, às 17:30 horas, no Centro Unesco, em Beja.

Comentários