Diário do Alentejo

Rouxinóis do Alentejo apresentam espetáculo no Pax Julia

20 de setembro 2019 - 14:20

O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo apresenta, amanhã, sábado, dia 21, às 21:00 horas, no auditório do Teatro Muncipal Pax Julia, em Beja, o seu mais recente trabalho, o disco “Ciclo do vinho de talha”.


Um espetáculo, assim, dedicado a esta arte ancestral, que recriará as fases do ciclo de produção artesanal de vinho de talha, uma prática de vinificação que foi criada pelos romanos há mais de dois mil anos e que é típica do Alentejo.


“Este trabalho discográfico, possibilitado pelo projeto Beja Criativa (Valorização e Promoção do Cante Alentejano cofinanciadas pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia), para além das vozes dos Rouxinóis, conta com a direção musical do maestro Jaime Branco e um ensemble instrumental, formado por professores de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, aos quais se juntam o acordeonista António Caço, a fadista Joana Santos e os ‘padrinhos’ dos Rouxinóis, os Cantadores do Desassossego”, pode ler-se na nota de imprensa de apresentação do espetáculo.


A preparação das vozes dos Rouxinóis do Alentejo, essa, fica a cargo da maestrina Vera Saldanha. Em palco, com a direção artística de Joaquim Mariano, os Rouxinóis do Alentejo cantam várias modas do cante alentejano e interagem com mais de três centenas de objetos reais e réplicas que foram cuidadosamente construídos para esse efeito.


O Grupo Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 para representar Portugal num Festival Juvenil de Música, na Hungria. Desde então, já apresentou várias histórias etnográficas, com recurso a mímica e a utensílios usados em artes e ofícios tradicionais do Alentejo, sempre acompanhadas pelo cante.


Atualmente, em parceria com a Vitifrades, os Rouxinóis encontram-se em gravações para o seu novo projeto, um DVD do “Ciclo do Vinho de Talha” que irá aliar o espetáculo ao documentário com as  tarefas reais realizadas nos locais próprios, desde a produção à comensalidade que o vinho de talha sempre proporcionou.  

Comentários