Depois de Cuba, Espanha e dos países africanos de língua oficial portuguesa (Palop), o Festicante, que arranca hoje, dia 30, em Aljustrel, irá dar a conhecer “um pouco da cultura do México”, país convidado desta edição. O evento, com o lema “Nós e mundo”, organizado pela câmara municipal local, tem como objetivo “promover o cante alentejano”, assim como “o diálogo intercultural”.
Ao longo dos três dias, espetáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia vão juntar-se às músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país – reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006 – com as suas afamadas iguarias, como o chili con carne, os burritos, os nachos ou as tortillas, adianta a autarquia.
José Cid (dia 31), Celina da Piedade e grupo coral Flores de Primavera (1 de setembro), Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias (dia 31), C.C. & Zé Liaça (dia 31) e ainda diversos grupos corais e de música tradicional alentejana são os artistas que subirão ao palco do Parque da Vila para representar Portugal e o Alentejo. Do lado mexicano foram convidados os grupos Los Alebrijes, Trio Mariachi e Los Cavakitos para levar a Aljustrel “um pouco deste país latino-americano, de origem milenar, profundamente marcado pela influência de povos pré-colombianos, como os astecas e maias, e também dos espanhóis, que colonizaram e impuseram as suas tradições”, relembra a câmara.
Destaque ainda para os workshops de culinária portuguesa com o chefe David Marques (sábado, dia 31, 17:30 horas), de culinária mexicana (1 de setembro, 17:30 horas) e de danças tradicionais mexicanas pelo grupo Los Alebrijes (dia 1 de setembro, 18:30 horas).